Programa de Saúde Vocal Para Professores

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalho do Baixo Amazonas (CEREST/Baixo Amazonas) lançará a campanha “Programa de Saúde Vocal para Professores”. A ação conta com a parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (SINPROSAN). Segundo a fonoaudióloga Diana Fonseca, a iniciativa é uma ação pública, voltada para a ação primária de promoção e prevenção à saúde vocal dos professores da rede pública do município.


A especialista aponta que o docente, em sua jornada de trabalho, vive uma rotina em que usa a sua voz demasiadamente e convive com um número excessivo de alunos em salas de aula. Conforme a médica, outro agravante é o fato de, na maioria das vezes, o professor ter que competir com ruídos externos e internos, o que exige, também, maior esforço vocal.



“A essas dificuldades, pode-se acrescentar, ainda, a falta de disciplina dos alunos, o aspecto emocional e a falta de acesso à informação sobre cuidados com a saúde da voz. A reunião desses fatores pode gerar problemas que afetam a saúde vocal, como a disfonia ocupacional”, explica a fonoaudióloga.


Para a campanha, dentre outras atividades será aplicado questionário para traçar o perfil dos professores da rede Municipal, promoção de palestra com orientações e informações que proporcionem a prevenção vocal, além da realização de oficinas para explicar técnicas e exercícios de relaxamento, respiração, impostação vocal e articulação.


O que é a disfonia funcional?


A disfonia ocupacional é um agravo relacionado ao trabalho que afeta os professores em grande escala, é uma doença que causa distúrbios da voz devido ao abuso vocal (forma inadequada de usar a voz profissionalmente).


PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural