Senadora defende destinação de 10% do PIB para a educação

Da Agência Senado


Ao comentar o projeto que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), a senadora Ângela Portela (PT-RR) defendeu a meta de destinar 10% do produto interno bruto (PIB) para educação no decênio, sendo 7% até o quinto ano de vigência do plano.
- Considero de suma importância a manutenção dessa proposta no projeto do PNE. Elevar o investimento na educação é um desafio que há muito está na pauta política e administrativa do país - disse a senadora.
Ângela Portela também defendeu a universalização da educação especial para alunos de 4 a 17 anos que tenham deficiência, transtornos do desenvolvimento ou superdotação. Eles devem ser matriculados preferencialmente na escola pública, mas com garantia de atendimento especializado - afirmou a senadora.
A parlamentar discorda, no entanto, das punições previstas no projeto para governantes que não cumprirem as metas do PNE, como a suspensão de transferências voluntárias de dinheiro da união. Isso viola o pacto federativo e prejudicará, principalmente, prefeitos de pequenos municípios e estados - advertiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural