Procon Santarém emite alerta para retirada de leite das prateleiras

O Procon de Santarém, considerando as últimas notícias veiculadas em Rede Nacional, solicita, em caráter de urgência, que supermercados, mercadinhos e atacados em geral de Santarém, RETIREM DAS PRATELEIRAS possíveis lotes de leites contaminados das marcas ITALAC, MU-MU, LÍDER E LATVIDA.


Conforme notícia veiculada, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou na quarta-feira, 8, a Operação “Leite Compen$ado” para desarticular um esquema de adulteração do produto. De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à uréia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).



Esse tipo de adulteração é considerado crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no Artigo 272 do Código Penal. A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru. O formol foi encontrado no produto final mesmo depois dos processos de pasteurização.


Os lotes com problemas são os seguintes: Italac Integral ( L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1), Italac Semidesnatado (Lote: L12KM1), Líder UHT Integral (Lote: TAP1MB), Mumu UHT Integral (3ARC), Latvida UHT Desnatado (Com fabricação de 16 de fevereiro de 2013 e com validade até 16 de junho de 2013).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escola tecnológica de Santarém realiza Feira Científica

IBGE disponibiliza novos mapas da densidade demográfica brasileira

Câmara de Santarém consolida a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo