Procon Santarém emite alerta para retirada de leite das prateleiras

O Procon de Santarém, considerando as últimas notícias veiculadas em Rede Nacional, solicita, em caráter de urgência, que supermercados, mercadinhos e atacados em geral de Santarém, RETIREM DAS PRATELEIRAS possíveis lotes de leites contaminados das marcas ITALAC, MU-MU, LÍDER E LATVIDA.


Conforme notícia veiculada, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou na quarta-feira, 8, a Operação “Leite Compen$ado” para desarticular um esquema de adulteração do produto. De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à uréia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).



Esse tipo de adulteração é considerado crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no Artigo 272 do Código Penal. A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru. O formol foi encontrado no produto final mesmo depois dos processos de pasteurização.


Os lotes com problemas são os seguintes: Italac Integral ( L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1), Italac Semidesnatado (Lote: L12KM1), Líder UHT Integral (Lote: TAP1MB), Mumu UHT Integral (3ARC), Latvida UHT Desnatado (Com fabricação de 16 de fevereiro de 2013 e com validade até 16 de junho de 2013).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural