Carnavalesca, Bossa Nova ou Brazuca?

[caption id="attachment_15504" align="alignleft" width="244"] Caramuri, fruta típica da Amazônia, foi rejeita pela Adidas[/caption]

Ao menos outros oito nomes, além de Carnavalesca, Bossa Nova e Brazuca, estavam cotados para batizar a bola da Copa do Mundo de 2014, mas a dificuldade para conseguir o direito de propriedade sobre algumas dessas marcas fez com que a Adidas desistisse de opções que tiveram até campanhas oficiais defendendo-as.
A empresa parceira da Fifa, que produz as bolas dos Mundiais desde 1970, registrou dez nomes em setor da União Europeia responsável por proteção de marcas, de onde saíram os três finalistas.


Entre os derrotados que foram registrados estava Caramuri, uma fruta amazonense, defendida publicamente pelo governo do Amazonas.


Outras opções que tiveram até site de divulgação, como Gorduchinha (homenagem ao radialista Osmar Santos) e Samba, nem sequer foram registradas na Europa porque a Adidas já sabia que teria problemas para adquirir os direitos no Brasil.


Os três finalistas foram divulgados anteontem, e a escolha será feita por voto popular, no site da Rede Globo.


Carnavalesca, Bossa Nova e Brazuca foram escolhidos também por identificar o Brasil em outros países. No caso de Brazuca, por exemplo, foi levada em consideração a facilidade de pronúncia para quem não fala português.


A Adidas informou ainda que a necessidade de registrar esses nomes em diversos países, com legislações diferentes, faz com que o processo da escolha do nome da bola se torne complexo.


Um exemplo relativo a problemas com direito de propriedade é o nome Berimball, registrado pela Adidas na Europa. Este foi descartado porque há um time de futebol amador de São Paulo que tem o mesmo nome.


Duas opções tinham o viés religioso, Nossa Fé e Bendita, mas foram descartadas para evitar impasse com igrejas.


A palavra batucada, que era uma alternativa à opção popular Samba, esteve entre as cotadas, mas a avaliação foi de que era de difícil compreensão fora do país.


O anúncio do nome vencedor será no início de setembro, mas o modelo da bola só deve ser apresentado no final do ano que vem.


Fonte: Jornal Floripa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural