‘Rodas de Conversa’ debaterá história e geografia

O Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap) realizará, a partir do mês de julho, o evento denominado “Rodas de Conversa”, com a intenção de tirar o conhecimento histórico e geográfico dos centros de pesquisa e levar para o meio do povo.


A promoção do evento foi decidida em assembleia realizada nesta segunda-feira, 11, pelos membros da entidade. O idealizador do evento foi o historiador e jornalista carioca, radicado em Santarém, Paulo Lima. “Serão uma oportunidade de popularizar o conhecimento sobre os dois temas, tirando o caráter academicista de uma palestra em auditório e transformando-a num bate-papo informal entre pesquisadores e população, no meio da rua”, explicou o membro do IHGTap.


As “Rodas de Conversa” serão realizadas sempre no primeiro sábado de cada mês, tendo dois membros do IHGTap responsáveis pela mediação dos encontros, que acontecerão em locais públicos a serem definidos.


O primeiro encontro será no dia 7 de julho em local ainda a ser definido e terá como tema “Tapajós, primeiras notícias”, falando sobre os pesquisadores que andaram por esta região antes e depois do período colonial brasileiro e o que disseram sobre esta parte da Amazônia. Este primeiro encontro será organizado pelo ‘vice-presidente do IHGTap, professor-doutor Anselmo Colares (Ufopa), e pela doutora em antropologia, Iza Tapuia, com a participação de todos os membros do instituto.


Fonte: No Tapajós

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural