Monte Alegre: Sítios arqueológicos podem ser transformados em museu

Um projeto intitulado “Socialização dos Sítios Arqueológicos da Amazônia” desenvolvido pelo Iphan, em parceria com a UFPA e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), pretende transformar em museu dois sítios arqueológicos do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema).
A musealização prevê instalação de estruturas para visitação desses dois sítios, que estão no Parque, a exemplo de um Centro de Visitantes com banheiros, guarda-volumes, lanchonete, auditório, sala multiuso e plataformas de acesso, inclusive para deficientes físicos.
De acordo com Patrícia Messias, gerente da Pema, a importância desse projeto é a preservação da cultura local e a garantia da sustentabilidade das comunidades tradicionais que habitam a área ambiental.
O projeto foi apresentado ao secretário de Estado de Meio Ambiente, José Alberto Colares. Estiveram presentes, também, a deputada paraense Josefina Carmo e o prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos.
A Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, onde está localizado o Parque Estadual de Monte Alegre, foi criada pela Lei 6.426, de 17 de dezembro de 2001, com o principal objetivo de amenizar impactos causadores de danos ambientais.

blogdosid, com informações da Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural