Deputado pede concurso público para Susipe

[caption id="attachment_13144" align="alignleft" width="138" caption="Dep. Nélio Aguiar"][/caption]

O deputado Nélio Aguiar (PMN) solicitou, durante o horário de lideranças na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta quarta-feira, 11, a realização de concurso público e criação de Plano de Cargos e Carreira e Remuneração (PCCR) para os servidores do sistema penal. “Por uma questão de justiça solicitamos que o Governo do Estado encaminhe projeto de Lei criando o PCCR para os servidores que fazem parte do sistema penal”, detalhou.


Aguiar fez um alerta para o grave problema que se forma por conta da falta de agentes prisionais em todo o Pará, usando como exemplo a penitenciária Agrícola de Cucurunã em Santarém. “Lá há a necessidade de 15 agentes prisionais por turno para fazer a segurança, mas só há cinco, o que deixa o nosso sistema muito vulnerável e suscetível até a motins e rebeliões”, alertou.


O parlamentar lembrou que recentemente a Alepa aprovou a realização de concurso público para a Policia Militar, Corpo de Bombeiros e da Policia Civil, ficando de fora somente o a Superintendência do Sistema Penal (Susipe). “Gostaria de saber por que no final do ano passado foi autorizado a contratação de 60 novos agentes, sendo 15 Altamira, 15 Itaituba, 10 Abaetutuba, 10 Paragominas e 10 Marabá, mas nenhum para Santarém", questionou.


Nélio Aguiar alertou que é necessário corrigir essa distorção pois hoje existem municípios com uma população carcerária menor que a de Santarém, que dispõem de mais agentes penitenciários.


Ascom/Kátia Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural