Teste do TSE viola urna eletrônica

[caption id="attachment_12772" align="alignleft" width="300" caption="Urna"][/caption]


Uma equipe de professores e estudantes da UnB (Universidade de Brasília) conseguiu violar o sistema das urnas eletrônicas usadas pela Justiça Eleitoral. O fato ocorreu durante uma série de testes públicos feitos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) esta semana, em parceria com profissionais e estudantes da área.


Durante a simulação, o grupo da UnB conseguiu descobrir quais foram os candidatos votados em determinada urna, mas não chegaram aos autores dos votos, o que significa que o sigilo do voto não foi quebrado. De acordo com o TSE, os nove grupos que participaram dos testes receberam o código-fonte usado nas urnas, dado que facilitou a atuação dos hackers durante teste, e que não é liberado para o público em geral.


O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, disse nesta que os eleitores podem ficar tranquilos, pois o sistema é confiável. “O objetivo do teste é esse mesmo, ver como aprimorar o sistema. Em uma situação real, seria impossível violá-lo sem o código-fonte”.


De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, o resultado do teste foi uma “contribuição extremamente positiva” e algo já esperado. A secretaria informou que o resultado será usado para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação, já que este é o objetivo da simulação promovida pelo TSE.


Fonte: BAND

Comentários

  1. A urna não sofreu uma violação, sofreu apenas uma identificação de quem recebeu o voto de forma digital, coisa que a urna faz após a finalização da eleição, quando ele imprime o resultado, urna a urna. Pelo menos foi a brecha que eles divulgaram. Agora se eles realmente quiserem testar o sistema, mande o código para internet e o mundo vai testar o software "poderoso" do TSE.

    Convidar algumas pessoas para testarem, acho que a própria equipe de desenvolvimento poderia ter feito isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural