Santarém ganha instituto histórico e geográfico

No dia 23 de março de 1836, a então Vila do Tapajós (hoje, Santarém/PA) foi tomada pelos revolucionários cabanos que estavam acampados na localidade de Ecuipiranga, onde se refugiaram depois das investidas do Império na capital da Província do Pará, já que o movimento chegou a ter um governo popular comandando o norte do país.


Cento e setenta e seis anos depois, pesquisadores e pessoas interessadas em história regional recriam uma entidade que já existiu nesta cidade em 1870 (era o Instituto Histórico e Etnográfico de Santarém - IHES), dando à ela uma conotação bem mais regional com o intuito não só de fazer o resgate da história, como também fomentar e estimular pesquisas nessa área com as novas gerações.


O Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap, será instalado amanhã (23) por um representante do IHGPA - Instituto Histórico e Geográfico do Pará (fundado em 1900), numa solenidade que começará às 19h00, no plenário da Câmara Municipal de Santarém. O presidente do IHGB - Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, professor e historiador Arno Wehling, estará presente ao evento e fará o seu pronunciamento para anunciar a doação de mais de 250 livros do IHGB para o acervo do IHGTap.



Durante a solenidade, o antigo IHES será restituído e transformado em IHGTap, com a aprovação do estatuto, por aclamação. Em seguida a primeira diretoria será empossada e todos os membros já contatados para participar que estiverem presentes, serão diplomados como membros fundadores da novel instituição. A prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima - como é praxe nessa instituição em nível nacional - será empossa como presidente de honra do IHGTap, até o término de seu mandato.


Histórico - O IHGTap foi idealizado pelo padre diocesano Sidney Canto, pesquisador de história sacra, que concluiu estudos em São Paulo e retornou a Santarém para assumir a paróquia de Vila Curuai. No sul do país ele teve acesso ao IHGB por conta das pesquisas que vem fazendo sobre a história da região e recebeu o aval para a instalação da entidade em Santarém. "durante o plebiscito, percebi que o desconhecimento histórico da população sobre nosso passado era muito grande", disse o padre ao justificar o leit motiv de sua iniciativa.


Ele começou contatos com pessoas ligadas à história e geografia, além de professores e jornalistas, formando um núcleo inicial com outras três pessoas: o historiador carioca, radicado em santarém, Paulo Henrique Lima, especialista em mídias sociais; o professor-doutor Anselmo Alencar Colares, pesquisador da história da educação e o jornalista João Georgios Ninos (Jota Ninos), pesquisador da história da comunicação regional.


O IHGB já tem organização em todos os estados, geralmente nas capitais, mas nos últimos anos resolveu incentivar a criação de institutos municipais e regionais, como forma de descentralizar o trabalho de coleta e armazenamento de documentos históricos e produção de trabalhos de pesquisa sobre história regional. Para a instalação, basta que 15 pesquisadores ou interessados em história das mais diversas áreas reúnam-se e aprovem um estatuto.


A primeira diretoria do IHGTap, a ser empossada na solenidade, ficou assim constituída: Padre Sidney Canto (Presidente), professor Anselmo Colares (vice-presidente), jornalista Jota Ninos (1º secretário), historiador Paulo Lima (2º secretário), professor Alenilson Ribeiro (1º tesoureiro) e historiadora Terezinha Amorim (2ª tesoureira).


Parcerias - A comissão responsável pela organização do IHGTap, vem reunindo desde dezembro e já tem mais de 50 pessoas entre pesquisadores e profissionais interessados no tema, comprometidos coma causa do instituto. Muitos deles estarão na solenidade e outros não, por morarem fora de Santarém e até do estado do Pará.
"Há dois tipos de sócios no IHGTap: os efetivos, que residem na área de abrangência do instituto (oeste do Pará) e os correspondentes que pretendem colaborar mesmo não residindo aqui, ou por terem laços com a região ou por se interessarem pela nossa história", define padre Sidney.


Além da arregimentação de sócios, a comissão comandada por padre Sidney fez contatos com instituições públicas e privadas, conseguindo apoio para projetos futuros, inclusive referentes a um espaço para abrigar o IHGTap. O reitor da Ufopa, Seixas Lourenço, acenou prontamente em fazer parceria com a instituição com vistas a conseguir este espaço, já que a universidade busca parceiros para o resgate histórico e cultural da região.


J.Ninos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural