Parfor ofertará 2.640 novas vagas a professores

O Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) ofertará 2.640 novas vagas a professores, das redes estadual e municipal de ensino, que pretendem ingressar no ensino superior no segundo semestre de 2012. As inscrições iniciam hoje (19), e podem ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)


O número de vagas ofertadas, cursos disponíveis e outros temas foram debatidos durante a 26ª Reunião Ordinária do Parfor, realizada na manhã de sexta-feira (16), na sala dos conselhos da Universidade do Estado do Pará (Uepa).


A reunião foi presidida pelo coordenador Estadual do Parfor, professor Licurgo Brito. Representantes das cinco instituições de ensino superior responsáveis pelas formações estiveram presentes: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).



Desde 2009, quando foi implantado, até 2012, o Parfor garantiu formação superior a mais de 22 mil professores. A meta é formar, até 2016, mais de 41 mil docentes.


Juntas, as instituições ofertam 27 cursos de licenciatura, na modalidade presencial, sendo o maior número de vagas oferecido pela UFPA, com preenchimento de cerca de 90%.


Para Licurgo Brito, o Plano está cumprindo a meta estabelecida. “Estamos com um ritmo muito bom de ofertas, e conseguindo atender a demanda do Estado”, garantiu.


Atualmente, o Parfor está presente nos 143 municípios paraenses, em 63 polos que gerenciam diversas localidades. Entre os novos cursos estão o de Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro. Pedagogia é o curso que apresenta maior procura, com oferta em vários municípios.


Centro de Formação - Entre as novas propostas do Parfor está a implantação do Centro de Formação de Profissionais da Educação no Pará, uma unidade gestora de promoção da formação continuada dos profissionais da educação básica. O Centro deverá congregar várias instituições educacionais, visando a qualificação do ensino-aprendizagem.


Entre as atribuições do Centro, que terá sua sede no prédio do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), está o fomento a um trabalho articulado entre as escolas, secretarias de educação e instituições formadoras, voltado ao planejamento e à execução da formação continuada dos profissionais de educação.


“O Centro será um interlocutor entre as instituições formadoras e os sistemas de ensino estaduais e municipais, com a função de captar recursos e apresentar demandas, entre outras atribuições”, explicou Licurgo Brito.


Durante a reunião também foi apresentado o projeto de incentivo à experiência pedagógica “Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores do Pará”, que utilizará recursos de informação e comunicação (TIC) na formação dos alunos-professores.


O coordenador informou que essas tecnologias servirão para “incentivar professores-formadores e coordenadores dos cursos de graduação do Parfor, no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão”.


(Agência Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural