Eleição para diretores das escolas estaduais

Fonte: SINTEPP


Trabalhadores de diversas escolas estaduais denunciam tentativas de seus diretores de evitar eleições diretas para novas gestões. Esses diretores argumentam que podem permanecer nos cargos de direção se assim os Conselhos Escolares decidirem, independentemente de como estão sendo avaliados pelas comunidades que os elegeram ou de como foram alçados a esses cargos, pretendendo legitimar o entendimento do governo Jatene de que Diretor de Escola é cargo de confiança e, portanto, de livre nomeação pelo governo.


Para o SINTEPP, o argumento não procede nem jurídica, nem politicamente. Os Conselhos Escolares tem a prerrogativa e dever de convocar eleições diretas enquanto requisito da gestão democrática, ao lado do projeto político-pedagógico e da formação do próprio Conselho Escolar. Mesmo na hipótese de gestão amplamente aprovada pela comunidade escolar e, ao mesmo tempo, de inexistência de interessados em concorrer à eleição, o diretor deve ser reeleito democraticamente pela via direta. A necessidade da eleição direta é premente nas escolas onde os trabalhadores e outros segmentos da comunidade aspiram eleger novas direções. O SINTEPP está mobilizando os trabalhadores para fazer valer esse princípio democrático.

Comentários

  1. Lucenil da Rocha Pereira20/02/2012, 16:47

    S@ud@ções Educacionais

    Iniscutivelmente, devemos lutar pela defesa da eleição direta para diretores de escolas públicas estaduais no Pará porque esse mecsnismo é fundamental para a implantação da gestão democrática em nossas instituições escolares. Mas, é claro aliado a outros mecanismos como a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, a consolidação do Conselho Escolar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural