Santarém: Estratégias para combater a dengue

A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA reúne nesta segunda-feira (16) sua equipe de enfermeiros para traçar estratégias visando o combate à dengue no município. A reunião está sendo coordenada pela Equipe Técnica da Divisão de Vigilância em Saúde - DIVISA, no auditório da SEMSA.
Entre as estratégias já definidas pela DIVISA, está a realização de uma grande ação de enfrentamento não só à dengue, mas também a duas outras doenças infecciosas: a leishmaniose  e a leptospirose. A Ação consistirá em visitas domiciliares por multiprofissionais (Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e técnicos, agentes de endemias, servidores da saúde em geral), que orientarão os moradores quanto ao manuseio do lixo domiciliar, realização de controle químico, notificação e coleta de sangue para a realização de exame específico para a doença, coleta de larvas, eliminação de focos, investigação entomológica, inquérito canino, captura de animais errantes de todos os portes, recolhimento de animais positivos para leishimaniose.
Nesta primeira mobilização, a visita a 11 bairros será priorizada. A estratégia de combate às doenças, sobretudo à dengue, se dará através de arrastão, visita às casas, comércios e terrenos baldios, recolhimento de objetos descartáveis que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.



O calendário de visitas aos 11 bairros ficou assim estabelecido:
- 20/01 -  Diamantino e Interventoria;
- 26/01 – Uruará;
- 27/01 – Livramento, Urumari e Aeroporto Velho;
- 03/02 – Nova República, Santo André e Vitória Régia;
- 10/02 – Elcione Barbalho e Aparecida.


Portal Guarany


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural