TRF será criado no Amazonas

O Amazonas será contemplado com a criação do Tribunal Regional Federal (TRF). Os recursos estão previstos no Plano Plurianual, aprovado pelo Congresso Nacional. Com a medida, os estados da região Norte poderão ser atendidos em Manaus e não em Brasília, como ocorre atualmente. Os investimentos chegam ao valor de R$ 300 milhões.


A Justiça Federal conta com apenas cinco tribunais regionais. Eles atendem a todos os estados. Todas as questões relacionadas à região Norte são atendidas em Brasília.


De acordo com senador presidente da Comissão de Orçamento, Vital do Rêgo (PMDB), o Plano Plurianual, que reúne obras a serem executadas nos quatro anos do governo Dilma, prevê a criação de quatro novos tribunais regionais federais. Além de Manaus, a medida vai beneficiar Curitiba, Belo Horizonte, Salvador.


"É profundamente injusto você ter uma demanda na Justiça Federal e ter que se deslocar do Amapá e do Amazonas para Brasília,  que hoje está com a competência definida pela 1ª Região. Com isso, o Amazonas terá uma celeridade maior com a implantação do seu tribunal", disse o presidente.



O Conselho da Justiça Federal fará o levantamento da verba necessária para a construção dos edifícios e da quantidade de juízes e servidores. "Essa descentralização, se não for ampliar em aumento de gastos para o usuário, para o cidadão, é importante", disse.


Além da preocupação com gastos, os parlamentares querem apressar a votação da proposta de emenda à Constituição, do Senado, que prevê a criação dos novos TRFs. "Temos que aprovar a lei, porque o novo tribunal só pode ser criado por um instrumento legal, mas a inclusão no PPA do novo TRF é fundamental porque é um força a mais e mostra ao governo federal de que estamos prontos para receber. Tenho a certeza que o primeiro deles deverá ser no Estado do Amazonas", disse a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B/AM). (G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural