O amor é cego?

Pesquisadores da Holanda fizeram um estudo para confirmar o ditado popular de que “o amor é cego”. De acordo com a pesquisa, nós podemos ver a pessoa amada com mais beleza do que ela realmente tem.


Os estudiosos da Universidade de Groningen pediram que 70 casais dessem notas sobre a beleza do parceiro. As perguntas incluíam o nível de atratividade do parceiro e se ele era mais bonito ou mais feio que outras pessoas da mesma idade.


Além disso, outras pessoas julgaram a aparência de todos os 140 homens e mulheres que participaram do estudo. Os resultados mostraram que as pessoas deram notas bem mais altas para a sua “cara metade” do que o público em geral.


Nem mesmo a análise de fotos do parceiro fez com que as pessoas “caíssem na real”.


De acordo com os pesquisadores, ficar “cego” para os defeitos físicos do parceiro pode ajudar no relacionamento.



– Em uma relação romântica, as pessoas acabam descobrindo alguns pontos negativos e de conflito que podem fazer com que se pense que aquela não é a pessoa certa. Essas dúvidas sobre o parceiro podem ser um problema porque essa negatividade geralmente aparece quando nós já investimos muito na relação.


A saída para o problema, dizem os cientistas, é criar uma “história fictícia” que dê ênfase para as qualidades do parceiro e minimize seus defeitos. Com isso, as chances de a relação durar são maiores.


Apesar dos resultados, os pesquisadores dizem que é preciso estudar melhor como esse mecanismo funciona para relacionamentos mais longos, já que os casais estudados estavam juntos há dois anos e meio, em média.


Fonte: R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural