Mozarildo Cavalcanti: divisão do Pará favorece crescimento do país.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou que está marcado para dezembro deste ano o plebiscito sobre a divisão do Pará para a criação dos estados de Tapajós e Carajás. Ao defender a reorganização geográfica do país, ele disse em Plenário, nesta sexta-feira (26), que a redivisão de estados, especialmente da Região Norte, favorece o desenvolvimento - a exemplo do que aconteceu com o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Tocantins.


A posição contrária à divisão daquele estado por parte de alguns segmentos, ressaltou Mozarildo, deve-se a questões políticas. Para ele, não há justificativa que impeça a divisão do Pará. O senador informou que estudo da Consultoria do Senado afirma não haver aspectos que possam causar prejuízo à população ou ao governo federal. O estado do Pará, lembrou, possui território equivalente ao dos sete estados do Sul e Sudeste juntos.

Na avaliação do senador, o modelo de gestão do país não contribui com a redução das desigualdades sociais e regionais, como prevê a Constituição. As políticas públicas, segundo ele, são destinadas a estados com maior número de eleitores. Por isso, continuou, a Região Norte não é atingida, pois possui 15 milhões de habitantes.

Na hipótese de o resultado do plebiscito ser favorável à divisão do Pará, o Congresso Nacional precisará ainda aprovar projeto de lei complementar para regulamentar o assunto.

(Agência Senado)

Comentários

  1. Carlos Pereira01/09/2011, 17:30

    SIM À CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS.

    Comentário: Carlos Pereira

    "Sou do oeste. Quero o Estado do Tapajós!
    Não é uma solução mágica, mas um projeto a longo prazo.
    É para quem enxerga longe. A distância entre os municípios os 27 municípios e a capital do Pará já sinaliza que na prática o Estado do Tapajós já possui vida própria.
    Acordem amigos que são contra a criação dos novos estados.
    Há muita gente sofrendo por falta de quase tudo.
    Quem vive em Itaituba, por exemplo, e quer fazer uma universidade pública, possui apenas três opções de cursos em condições super precárias.
    Chega disso!
    Queremos a universidade federal do Estado do Tapajós: novas oportunidades.
    Deixem-nos em paz!
    Queremos contar a nossa história e não somente ver a nossa história contada por quem não nos conhece.
    Chega de lançar sobre a velha estratégia da "Pax Romana" de que tudo está bem assim: uma farsa!
    A Pax Paraense é um terror para quem vive o esquecimento e o descaso na periferia deste estado. "
    Viva o Estado do Tapajós, viva o Novo Pará, todos irão se desenvolver.

    ResponderExcluir
  2. Paraense contra a divisão11/11/2011, 23:45

    o que acontece...este deputado defende que o Pará não é desenvolvido por causa de sua extensão, por ser um estado de grandes extensões (o 2º maior do Brasil depois do Amazonas) não pode obter um bom desenvolvimento. Analisando essa proposta devemos observar que o estado de Roraima (RR), que não é grande (na verdade é bem pequeno comparado ao Pará) não é um estado desenvolvido, na verdade, é um estado que está cheio de reservas indigenas, então como tal argumento usado pelo deputado poderá ser válido diante essa realidade? sem contar que a criação de 2 novo estados significa gastos para o governo que o terá de sustentar por algum tempo, algo em torno de 10 anos, e na atual situação em que o país se encontra a criação destes estados não seria a melhor opção. Sou um paraense, especificamente de Belém - Pa, que tem bastante orgulho de seu estado, e digo NÃO á divisão do Pará...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural