Santarém é destaque em revista de turismo

A revista Folha do Turismo, edição especial do 6° Salão do Turismo, traz em seu conteúdo os principais destinos turísticos do Brasil, entrevistas, planta, expositores e programação evento, bem como um especial sobre o Estado do Pará onde Santarém é destacada pelas praias paradisíacas e encontro das águas que encantam turistas no Pólo Tapajós. Confira a reportagem:


No Pólo Tapajós o Pará se revela com o que tem de mais atraente na Amazônia: a flora, a fauna e a história. Em Santarém, município-sede do polo, inúmeras opções de artesanato, passeios, gastronomia regada a peixes típicos, belos e confortáveis hotéis. À frente da cidade, o fascinante encontro das águas esverdeadas do rio Tapajós com as águas escuras do rio Amazonas. Por quilômetros, as águas dos dois rios correm lado a lado, mas nunca se misturam. O fenômeno atrai turistas de todo o mundo, assim como a bela vila de Alter do Chão, maior aqüífero do mundo. O lugar, rota dos grandes cruzeiros marítimos, apaixona seus visitantes pela bela praia de águas doces e esverdeadas e areia branca, às margens do rio Tapajós.


Canoeiros ficam na orla, à espera dos apaixonados pela natureza, para um inesquecível passeio no Lago Verde até a Ilha do Amor, lugares de rara beleza, assim como a comunidade do Maguary. Outra opção é uma trilha pela floresta até a Serra Piroca, de onde a vista panorâmica de Alter-do-Chão é inesquecível. Antes de seguir, vale se deliciar com a “piracaia”, peixe assado na brasa servido em um ritual tipicamente tapajônico. Recomenda-se visitar Santarém o ano todo mas no mês de setembro a natureza é mais generosa, ao revelar toda a exuberância da praia de Alter do Chão. É também quando o Sairé, principal manifestação cultural do lugar, um ritual de ritmos, cores e coreografias indígenas, com destaque para o duelo dos botos Cor-de Rosa e Tucuxi. O Sairé é uma festividade de caráter religioso, introduzindo nas missões religiosas da Amazônia pelos jesuítas, no século 17, mas vem se modernizando a cada ano.


PMS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural