Dica ENEM: É tempo de escrever.

Por: Professor Romy Castro.




A partir de hoje o blog publicará, em parceria com o professor Romy Castro, dicas para o ENEM.

Agora que as provas dos processos seletivos se aproximam, a preparação deve ser intensificada. Um dos maiores desafios que se colocam diante dos vestibulandos certamente é a redação. A preocupação é justificável.


A maioria dos candidatos a uma vaga na universidade escreve pouco e por isso sente dificuldade em colocar no papel sua opinião (isso quando a tem). A dica, portanto, é treinar. Mesmo que o exercício da redação seja difícil, é fundamental que se crie o hábito de escrever, sob pena de a redação simplesmente “não sair”.


Quem espera por fórmulas prontas para construir um bom texto vai se decepcionar. Cada candidato deve encontrar o seu “estilo”, o seu jeito de escrever, organizando-o com base na estrutura do processo ao qual irá se submeter. A orientação do professor também é importante nesse processo. Afinal, não dá para melhorar o texto sem ter quem o corrija e discuta virtudes e desvios.


Além disso, é preciso ler muito (e tudo). Assim, cria-se uma “retaguarda lingüística”. A idéia, o vocabulário, a pontuação, o texto, enfim, vêm mais rápidos. Em outras palavras: (eu gosto muito dessa frase de um famoso lingüista) “ninguém escreve bem se não sabe bem o que vai escrever”.


É preciso fazer dessa obrigação um mantra diário para transformar medo de escrever em expectativa. Não é fácil, mas está passando da hora de se tentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural