UFOPA abre seleção para programa de iniciação científica.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), está selecionando propostas de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que visa a despertar a vocação científica entre estudantes de graduação. As inscrições para as propostas de orientação acadêmica serão aceitas até o dia 27 de junho de 2011.



No valor de R$360,00, as bolsas de iniciação científica tem duração de 12 meses e são destinadas a alunos de graduação interessados em participar de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da UFOPA. Para esta seleção foram disponibilizadas 25 bolsas de iniciação para o PIBIC/UFOPA e cinco bolsas para o PIBIC-AF (Ações Afirmativas), destinado a graduandos que ingressaram na UFOPA por meio de ações afirmativas ou que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.



O PIBIC visa a propiciar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Os professores interessados em participar do PIBIC como orientadores de projetos de pesquisa devem encaminhar, até o dia 27 de junho, suas propostas em duas vias: uma impressa, no protocolo da UFOPA; e outra eletrônica para o e-mail // <![CDATA[
var prefix = 'mailto:';
var suffix = '';
var attribs = '';
var path = 'hr' + 'ef' + '=';
var addy87989 = 'proppit.ufopa' + '@';
addy87989 = addy87989 + 'gmail' + '.' + 'com';
document.write( '' );
document.write( addy87989 );
document.write( '
' );
// ]]>proppit.ufopa@gmail.com// // <![CDATA[
document.write( '' );
// ]]>.

Os orientadores contemplados com direito à indicação de bolsista deverão ter vínculo de dedicação exclusiva junto à UFOPA e ser pesquisadores com o título de Doutor ou Mestre, com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural nos últimos cinco anos divulgada em periódicos, livros, anais de eventos ou outros veículos de comunicação da sua área. Além de orientar o bolsista nas diferentes fases do trabalho científico, o orientador deverá indicar à PROPPIT o bolsista, que deverá ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas em seu plano de trabalho.


O edital de seleção está disponível na seção “Editais” do endereço eletrônico www.ufopa.edu.br. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 8 de julho e a seleção dos bolsistas acontecerá no período de 15 a 22 de julho. Mais informações na PROPPIT, situada no Campus Tapajós, bairro do Salé, ou pelo telefone (93) 2101-4917.


PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação. A iniciativa visa a estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico cultural.


Comunicação/UFOPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural