Santarém: Conferência discute políticas públicas para mulheres.

Os municípios de Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa se reúnem neste sábado (18), no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa/Santarém) para discutir sobre políticas públicas voltadas à mulher paraense. A atividade inicia às 8h e tem término previsto para às 18h.


Com o tema “Políticas Públicas no Estado do Pará: com todas as mulheres, por todos os seus direitos!” a Conferência Regional Baixo Amazonas é promovida pela Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), junto ao Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres, e à Comissão organizadora da IV conferência Estadual de Políticas para as mulheres.



Em evento simultâneo, os municípios paraenses: Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto do Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu participam, em Altamira, do seminário referente à mesorregião do Tapajós. A Conferencia será realizada no Centro de Convenções de Altamira, localizado na Avenida Tancredo Neves - Anexo à Escola Polivalente.


Durante os eventos, será realizada uma análise da realidade social, econômica, política e cultural brasileira, os desafios para a construção da igualdade para uma abordagem crítica da implementação do Plano Nacional de políticas para as mulheres. A avaliação das ações propostas por tal plano, e a execução dessas políticas também serão debatidas.


Diversas mesas de discussões sobre o combate à feminização da Aids; o controle da natalidade; e direitos sexuais e reprodutivos serão apresentadas. Dentre os debates previstos nos eixos temáticos do evento estão: “Enfrentamento de todas as formas de violência e a aplicabilidade da lei Maria da Penha”; e “Feminização da pobreza: em busca de autonomia e renda para as mulheres”.


Depois de levar discussões importantes aos quatro cantos do Pará, a IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres será realizada em Belém, no período de 25 a 27 de outubro. Com o tema: “Miséria e pobreza das mulheres da Amazônia: desafios na superação das desigualdades sociais e de gêneros” o evento é precedido por 13 Conferências mesorregionais. O encontro estadual, coordenado pela Sejudh e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher prepara a sociedade civil para a III Conferência Nacional de políticas para as mulheres, que por sua vez, será realizada em Brasília/ DF, no período de 12 a 14 de dezembro.


Ellyson Ramos – Ascom Sejudh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural