Brasil terá "Wikipédia" botânica da biodversidade da Amazônia.

O Brasil terá a partir do ano que vem uma "Wikipédia" de sua biodiversidade. Batizado Wikiflora.org, o portal vai reunir descrições e mapeamento de espécies de plantas da Amazônia, feitas por internautas e validadas por um comitê de especialistas.


O site será desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a IBM, a partir de uma constatação sombria: há poucos sistematas (especialistas em classificação de seres vivos) ativos na Amazônia.


"Se não criarmos uma metodologia nova, nem em cem anos será possível conhecer toda a Amazônia", disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.


O objetivo é envolver não especialistas "como estudantes do ensino médio" na classificação biológica.


Os internautas poderão comparar plantas que eles conhecem com uma base de coleções biológicas já existentes. Isso permitirá até a descrição de novas espécies.


Uma versão do site deve ficar pronta para a conferência Rio +20, em 2012, com a descrição de 2.500 espécies da reserva Adolpho Ducke.


Fonte: Folha

Comentários

  1. Indico o site www.museudaamazonia.org.br, onde todos podem conhecer o trabalho de identificaçao de especies de flora e fauna desenvolvido com estudantes de escolas publicas de Manaus, dentro da Reserva Ducke. O projeto é do Musa, e os estudantes recebem orientaçao dos pesquisadores do INPA

    ResponderExcluir
  2. o pesquisador Beto Vicentini desenvolve ha algum tempo um projeto com esse titulo, aqui na Reserva Ducke. É o mesmo? e se for, por que nao citar o nome do pesquisador? o projeto que o Musa aplica no JB com estudantes de escolas publicas tem um formato ludico, educacional, e o pesquisador Beto Vicentini é um grande incentivador

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural