Seminário sobre a criação do Estado do Tapajós e Carajás.

Foi realizado nesta sexta-feira (13), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), o I Seminário Tapajós e Carajás Rumo ao Desenvolvimento. O evento foi promovido pelo Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós, com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Coordenadoria de Integração Regional (CIR), Câmara Municipal de Santarém, ACES e Gráfica e Editora Global.


O Seminário reuniu centenas de pessoas da região oeste do Pará, mais precisamente, de 27 municípios que integrarão o Estado do Tapajós, sendo eles; Oriximiná, Terra Santa, Faro, Óbidos, Curuá, Juruti, Alenquer, Belterra, Santarém, Aveiro, Mojuí dos Campos, Itaituba, Jacareacanga, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Rurópolis, Altamira e Trairão. Entre os presentes, prefeitos e vice-prefeitos, deputados federais e estaduais do Pará e do Amazonas (Sinésio Campos); vereadores, e representantes de sociedade civil organizada.


A necessidade de união nessa luta suprapartidária e o desafio do convencimento pelo SIM à criação do Novo Estado fez parte do discurso de todas as autoridades. “Não permitiremos que a nossa crença seja coberta pelas pessoas que não compreendem que temos o direito de querer uma melhor qualidade de vida, a partir do desenvolvimento dos municípios desta região. Isto só será possível com a criação do Estado do Tapajós”, declarou Edivaldo Bernardo, coordenador-geral do Movimento.


A Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, ratificou o apoio de seu governo à causa. “Eu me comprometo a consolidar a nossa Coordenadoria de Integração Regional e a ajudar o Movimento através do Fundo Municipal Pró-Criação do Estado do Tapajós”, afirmou.


O Seminário objetivou levantar recursos para garantir o estudo de viabilidade do Estado do Tapajós; consolidar a integração entre os municípios que compõem o futuro Estado, com vistas à realização do Plebiscito; e envidar esforços políticos para viabilizar a tramitação final do projeto junto ao Senado Federal.


PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural