Santarém: Famílias são retiradas de áreas de risco.

Sessenta famílias que estavam em área de risco nos bairros Mapiri, Uruará e Caranazal foram remanejadas pela prefeitura de Santarém para casas seguras e o aluguel dos imóveis está sendo pago com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.


Ontem pela manhã, no auditório do Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC), uma solenidade foi promovida para formalizar o pagamento dos aluguéis referentes ao mês de maio. Participaram do evento, proprietários dos imóveis; a prefeita de Santarém, Maria do Carmo; o secretário municipal de Infraestrutura e Governo, Inácio Corrêa; o técnico-social da Caixa Econômica Federal, Luís Afonso Medeiros; a coordenadora do PAC, Alba Valéria; e a equipe social do programa.



O objetivo do evento, segundo declarações da gestora municipal, Maria do Carmo, foi promover transparência ao processo de pagamento do Aluguel Social, e assumir sua continuidade, até que as famílias possam ser contempladas com as moradias que estão sendo construídas nas áreas de intervenção do programa. “Na verdade, nós estamos reestruturando todo o PAC, inclusive, o PAC Social, que é justamente o que cuida das pessoas, principalmente aquleas que estão em área de risco e que tiveram que deixar suas casas. É nossa obrigação oferecer-lhes conforto, dignidade e segurança até que possamos entregar as casas que estão sendo construídas pelo Programa. A partir de agora, os aluguéis serão pagos todo o dia 30 de cada mês, e de forma organizada. Eu tenho certeza absoluta que, com essa reorganização e com a transparência que nós estamos dando a essas obras, evitaremos problemas e satisfação às famílias”, afirmou.


O secretário Inácio Corrêa agradeceu a paciência e a recepção dos proprietários que com credibilidade no governo municipal, alugaram suas casas para as famílias. “Logo no início, tivemos alguns problemas com os pagamentos dos aluguéis, em função dos atrasos em repassar os valores, mas agora e graças ao empenho da prefeita Maria do Carmo, isso não vai mais acontecer”, informou.


Ao final da solenidade, quatro proprietários receberam simbolicamente os cheques com os valores dos aluguéis que variam entre R$ 200,00 e R$ 300,00.


Certificação – Amanhã (31/05), no auditório da Casa de Cultura, o Programa de Aceleração do Crescimento, através da equipe social, fará a entrega de certificados a 97 participantes dos cursos de eletricista predial e gastronomia que foram promovidos pelo programa nos bairros Uruará, Mapiri e Jardim Santarém. O evento começa às 10 horas.


Recapeamento – Prosseguem os serviços de recapeamento na Avenida Presidente Vargas. Os trabalhos continuam em ritmo acelerado e estão concentrados entre as Travessas Sete de Setembro e Moraes Sarmento. Em função das obras, na última sexta-feira (27), o secretário Inácio Corrêa reuniu com moradores da Avenida para prestar informações sobre os serviços: trecho da obra, valor e orientações para a manutenção da via pública. Participaram do encontro, moradores dos bairros de Aparecida e Santa Clara, a convite da administração municipal, por meio da coordenação do Orçamento Participativo, na pessoa de Aluisio Valter.


Terraplenagem – Desde ó ultimo sábado, equipes de terraplenagem da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), estão concentrando os serviços em ruas do bairro do Diamantino, para melhorar a trafegabilidade em 10 mil metros de vias. Os trabalhos começaram pela Avenida Cristo Rei, entre José do Patrocínio e Rua da Independência e Travessa Diamantino, entre Turiano Meira e Moura de Carvalho. Outras vias serão contempladas como: Rua Óbidos, entre Palhão e Moaçara; Travessa Turiano Meira, entre Tupaiulândia e Moaçara; Rua Independência, entre Moaçara e Moura de Carvalho; Avenida Alvorada, entre Sérgio Henn e Curuá-Una; Avenida Mangabeira, entre São Benedito e Curuá-Una; Avenida Cristo Rei, entre José do Patrocínio e Independência; Rua São João, entre Sérgio e Curuá-Una; e Rua Moura de Carvalho, entre Sérgio Henn e Curuá-Una; Outros bairros também serão contemplados com os mesmos serviços.


Tapa-buracos - As equipes de asfalto estão concluindo os serviços de tapa-buracos na Travessa Barjonas de Miranda, que já alcança a Avenida Tapajós e na Avenida Borges Leal, que também já alcança o último trecho, próximo à Vila Arigó.


PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural