Navegapará é destaque em congresso internacional.

O programa Navegapará, de inclusão digital, foi apresentado no Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI), realizado em Brasília entre os dias 11 e 13 de maio, na Escola de Administração Fazendária (ESAF). O evento teve como tema central a "Inclusão digital e a gestão de informações qualificadas para aplicação das políticas públicas". A plataforma do projeto foi exibida no dia 12 de maio pelo assessor da presidência da Prodepa, Tiago Cardoso.


Há uma forte intenção no Governo Federal, com a criação do programa Rede Brasil Digital, de coletar informações dos projetos estaduais visando a formação de um grande banco de dados que possa fornecer uma visão uniforme do cenário da Inclusão Digital no Brasil. Para que isso aconteça, é importante que os Estados interajam com o cidadão e façam, dentro dos programas de inclusão, o controle de dados dos usuários.


A oportunidade de expor a experiência e resultados em relação à coleta de dados e gestão das informações para políticas públicas foi dada para o Navegapará pelo fato de ser o único programa que cadastra, controla e coleta, de forma centralizada, através de um sistema de software livre e via web, um banco de dados único. O diferencial apresentado pelo programa é a forma de acesso. Somente usuários cadastrados, com seu devido login e senha, podem ter acesso aos serviços. Isso cria um banco de dados consistente e volumoso.


A palestra apresentada pelo assessor chamou a atenção de líderes de outros projetos, que fizeram perguntas sobre a implantação, qualidade do link e de acesso via rádio. Representantes de Estado e do Governo Federal puderam conferir a eficácia de trabalhar com banda larga, utilizando fibras e enlaces de rádio.


O programa Navegapará foi bastante elogiado no evento pela sua eficiência. Na Região Norte está uma das bandas largas mais escassas e caras do País e, mesmo assim, o programa atua em duas frentes paralelas: de ações estruturantes que garantem acesso às camadas mais necessitadas e de inclusão digital para todos.
Antônio Mokarzel - Ascom/Prodepa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural