Coletivo Puraqué: Cultura digital será abordada em ciclo de palestras

O Coletivo Puraqué que atua na área de Cultura Digital, Inclusão Digital e Software Livre há pouco mais de 9 anos na região Oeste do Pará, promoverá uma série de palestras e mini-cursos acerca de temas como comunicação digital, reapropriação tecnológica, usos da tecnologia da informação na formação de professores, cultura digital na educação, dados abertos, empreendimentos colaborativos e negócios inovadores.


Os encontros serão realizados todos os meses, em parceria com o Instituto Federal do Pará – Campus Santarém, e terão por objetivo compartilhar conhecimentos de software livre, comunicação e educação com pesquisadores, acadêmicos, professores e a todos os interessados, além de viabilizar economicamente o empreendimento inovador do projeto denominado Produtora Colaborativa Livre, que é formado por jovens da grande área do Santarenzinho e Maracanã.


O primeiro evento será realizado através de parceria entre a prefeitura de Santarém e o Pontão Cultura do Tapajós. Denominado de Encontro REA Cultura Digital, será realizado no dia 27 de maio, nas dependências da Casa Brasil de Santarém, com a participação de acadêmicos do IFPA, UFOPA, professores e diretores da rede municipal de ensino (Núcleo de Informática Educativa da SEMED), infocentristas, telecentristas, pontos de cultura, 5ª URE, integrantes da Casa Brasil, Coletivo Puraqué, secretarias de Educação de Juruti e Belterra. Já no dia 28 de maio, sábado, a partir das 9h30, uma palestra sobre Recursos Educacionais Abertos e as TIC's na Educação será realizada no auditório do IFPA.



Serão facilitadores da palestra, Lu Scuarcialupi (professora de tecnologia da Escola Politeia; é membro da comunidade de Recursos Educacionais Abertos e desenvolve projetos ligados a educação e tecnologia na Casa de Cultura Digital); Pedro Markun (Diretor da Esfera; membro da comunidade REA Brasil e um dos fundadores da comunidade Transparência Hacker); Jader Gama (membro do Coletivo Puraqué; Coordenador do Núcleo de Informática Educativa da SEMED/Prefeitura de Santarém).


A Unidade do Casa Brasil em Santarém é mantida pela prefeitura e está localizada à Rodovia Fernando Guilhon, Nº 12, Santarenzinho.


PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural