Vírus de computadores:Como surgiram?

Muitos são os mitos que existem a respeito dos vírus de computador, que surpreendem os usuários pelos métodos cada vez mais inteligentes de invasão e roubo de informações importantes.
Renato Nishi, analista de Segurança da EZ-Security, integradora especializada em segurança da informação e disponibilidade, elucida dúvidas associadas aos vírus:
Os vírus são criados pelos próprios fabricantes de anti-vírus para ganhar dinheiro. Mito
Comentava-se muito isso antigamente, mas a maioria dos vírus hoje nasce realmente de hackers que aproveitam falhas da segurança. A própria Microsoft divulga falhas do sistema operacional do Windows e, como todo mundo tem acesso, até isso ser corrigido, os hackers já conseguem criar um novo vírus para aproveitar essa vulnerabilidade.
Um vírus pode fazer um usuário perder todos os dados de seu HD. Verdade
Antigamente os vírus desse tipo eram comuns, porque isso dava status. O hacker ganhava credibilidade em relação aos outros quando conseguia criar um vírus que gerasse um grande impacto no computador dos usuários. O vírus levava o certificado dele.


Atualmente os hackers privilegiam roubar informações ao invés de destruí-las. Verdade


Hoje o foco mudou. Eles não querem degradar a máquina ou derrubar alguém. Hoje o principal foco dos vírus está sendo mesmo o roubo de informação, como senhas de banco ou simplesmente enganar o usuário para roubar informações.


É possível pegar um vírus só ao ler um email, sem clicar em links. Mito


O email contém normalmente as informações para se levar a um link ou executar um arquivo. O usuário não vai pegar um vírus só ao ler um email. Ele precisa executar o arquivo ou clicar no link que leve a isso.
O Brasil é um dos países mais infectados por vírus no mundo. Verdade
Sim, há realmente um número bem grande de ataques e de vírus no Brasil. Ele perde para países como a China e os EUA, mas ele está entre os dez mais infectados no mundo.


DOL/(eBand)

Comentários

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural