Sespa: Profissionais de transplantes são treinados a usar novo sistema

Os profissionais que atuam no Sistema de Transplantes de Órgãos no Pará estão sendo treinados por representantes do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O treinamento começou na terça-feira, 12, e vai até sexta-feira,15, com especificidade para os transplantadores de córneas e rins, já que os transplantes de coração estão suspensos e os de fígado ainda estão em fase de implantação.


O treinamento está sendo ministrado por Jamir Alves Caixeta Júnior, do SNT, e Spiro Borg Neto, da CNCDO de São Paulo aos profissionais do Hospital Ophir Loyola (HOL) (transplantes de córneas e rins), clínicas particulares de Belém e Santarém (transplantes de córneas) e ainda profissionais do Laboratório de Imunogenética do Hemopa.



O treinamento foca um modelo de orientação técnica instituído pelo SNT, para fazer vigorar o Cadastro Técnico Único (lista de espera), o qual permite um controle maior não só para os profissionais da área como aos próprios pacientes.


É um modelo único para todo o Brasil que vai facilitar em muito o nosso trabalho”, considerou a médica Silvia Cruz, coordenadora de transplantes de rins do HOL, presente ao treinamento.


Já foram submetidos aos treinamentos os profissionais da CNCDO da Sespa, do HOL, do Hemopa e de clínicas particulares que atuam na transplantação de córneas.


O Ministério da Saúde adotou a sigla SIG para identificar o Sistema de Controle de Doadores e Receptores que ficarão incluídos no Cadastro Técnico Único.


O SIG está em fase de implantação em todo o Brasil e por isso os profissionais do Ministério da Saúde percorrem os Estados brasileiros para ministrar os treinamentos.


Desde sua criação em 1994 até  dezembro de 2010, o Pará havia realizado 1.275 transplantes de córnea, 340 de rim e 21 de coração e 01 de pele. Só no ano de 2010, foram realizados 139 de córnea, 36 de rim e 40 de tecido ósteo.


SESPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural