Professores são vítimas de bullying.

Um dos diretores do Sinteam, Marcos Libório, já  foi vítima de ameaças feitas por um aluno A Crítica

Muito tem se falado a respeito do bullying nas escolas, sempre do ponto de vista dos alunos vítimas dessa prática.  Mas há  tempos os professores também sofrem no dia-a-dia das salas de aula toda sorte de violências, ameaças e assédio moral da parte de alunos, pais e até dos gestores das escolas. Acuados, eles quase sempre evitam denunciar a situação, tornando-se reféns da própria sorte.


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), apesar de não possuir dados oficiais, informa que um grande número de pedidos de transferências registrados pelas secretarias de Educação (tanto do Município quanto do Estado) são decorrentes desses casos de agressões.


“O grande problema é que o professor que sofre agressão acaba ficando só. A direção da escola não quer se comprometer. Os próprios colegas professores não dão apoio temendo retaliações e quando ocorre a denúncia junto à secretaria o caso é tratado como um fato isolado, não é registrado porque não é do interesse dos órgãos que ele se torne uma  estatística”, denuncia um dos diretores do Sinteam, Marcos Libório. Professor de Educação Física, ele próprio foi vítima de ameaças feitas por um aluno numa escola da Zona Sul de Manaus, onde dava aulas.


“Eu estava lotado numa escola no Educandos e dava aulas para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), quando  chamei a atenção de um aluno que havia chegado atrasado e não estava prestando atenção na aula. Apenas pedi que ele ficasse quieto e prestasse atenção”, relembrou. Continue lendo

Comentários

  1. "Entre chaves", é notório o mundo do faz de conta, enquanto não se por em prática o que diz a Constituição; sobre valores, continuaremos a conviver com a ( chamada da ignorância )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural