Pesquisa Vox Populi sobre a divisão do Pará.

Pesquisa encomendado pelo jornal “O Liberal” ao Vox Populi, publicada neste domingo, 03, revela que 37% da população paraense é a favor da divisão do Pará, 42% é contra e 22% está indecisa.


A pesquisa, que foi realizada entre 18 e 22 de junho, teve como amostragem Belém e mais 58 municípios e ouviu 1.200 pessoas.


Em se considerando a margem de erro apontada, 2,8%, é possível concluir que a opinião do paraense está à beira de um empate técnico sobre o assunto: a divisão do Pará está no voto dos indecisos.


A pesquisa revela ainda que dos que são contrários à divisão, 67% está na capital e 35% no interior. Quanto aos favoráveis, 43% reside no interior. Leia Mais AQUI

Comentários

  1. Essa pesquisa é apenas uma mostra de que a redivisão territorial do Pará é algo iminente, porém, como a própria pesquisa revela, ainda é preciso trabalhar muito para transformar esse anseio em realidade. Basta trabalhar, acreditar que é possível e, principalmente, parar de criticar a opinião de parte da população de Belém, pois já se sabe que nem todo belenense é contra a criação dos estados do Tapajós e Carajás. Então vamos à luta, em busca da nossa LIBERDADE. Viva o Tapajós e o Carajás.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que por mais que a amostra coletada (1200 pessoas) seja representativa da população não se pode inferir a afirmativa acima, ja que há um índice relevante de indecisos e de pessoas contrárias a divisão. Penso ainda que o cidadão acima não está elucidado quanto aos dados economicos e sociais que refletem o presnte da população e também o cenário futuro, pois órgãos como o IPEA demonstram estudos que representam a inviabilidade de tal proposta.

    ResponderExcluir
  3. Acreditamos nesse sentimento sim ....pois o Pará necessita essa divisão, embora muitos não conheça a realidade de fato e o descaso que é as regiões de Tapajós e Carajás....A ausência de políticas públcias e a falta de inclusão social, além disso tudo as dimensões geográficas corroboram para tudo isso...Nesse sentido a pesquisa está apontando o sentimento do povo paraense, oque realmente querem e com CERTEZA vamos a vitória , vamos dividir o Pará, para ser a região que segue realmente os princípios da nossa Constituição Federal...uma região da livre iniciativa e justiça social.Esses 22% indecisos com certeza irá pensar e decidir pela DIVISÃO......DIVISÃO SIM....

    ResponderExcluir
  4. Não sou paraense, mas moro no sudeste paraense a mais de 20 anos (Redenção), professora de História e me posiciono CONTRA A DIVISÃO DO PARÁ, por motivos bem racionais: O paraense tem que se conscientizar que a divisão só vai favorecer as elites políticas que tem INTERESSES PESSOAIS com essa divisão. O Pará está se desenvolvendo agora, portanto, é momento de unir forças para todos crescerem juntos. Não dá para querer enganar a população e defender que tamanho territorial e distância da capital dificulta a gestão pública, com a internet esse argumento NÃO MAIS SE JUSTIFICA, o problema da má gestão é desvio de dinheiro público, ou seja, é a CORRUPÇÃO QUE ESTÁ NA VEIA DE BOA PARTE DOS POLÍTICOS! Isso sim é um grande problema nacional e um entrave ao desenvolvimento de qualquer estado, não diferente no estado do Pará.
    E o mais intrigante é essa forma que foi proposta a divisão: como pode o Pára que é o principal ficar apenas com 17% do seu território total? Sendo que mais de 66% da população vive nessa área do Estado? É totalmente incoerente, até por que aquela região é tão necessitada e carente quanto as demais, não seria nada justo. Além do que o ônus que será para a União a criação de mais estados, será que o povo brasileiro vai querer pagar essa conta? NÃO A DIVISÃO DO PARÁ.

    ResponderExcluir
  5. Ainda tem burro da capital que vai votar a favor... Pelo grande amor de Deus... Se o Pará for dividido sabe-se lá quantos ladrões a mais estão por vir. O Pará tá bom como tá.

    ResponderExcluir
  6. ARNALDO ARANTES29/10/2011, 02:44

    Concordo totalmente, Andreza. Esses políticos porcos e indecentes querem apenas é se aproveitar da incompetência dos governos estadual e federal que não dão a mínima para as regiões fora da esfera de Belém. O PARARENSE TEM QUE SER CONTRA ESSA IMORALIDADE. NÃO À DIVISÃO DO PARÁ. VAMOS MANTER A UNICIDADE E AS CULTURAS REGIONAIS. VAMOS DAR MAIS ATENÇÃO AOS MUNICÍPIOS ABANDONADOS.

    ResponderExcluir
  7. Corpo de Gestores Ladrões da Nação

    Os Ladrões da Nação dão um tempo, mas nunca se regeneram completamente.A divisão do Pará tem ponto positivos como uma gestão mas próxima e efetiva para uma região com tamanhas desiguladades. O Estado não consegue efetivar sua presença na Amazonia legal. Dividimos ou criamos um setor público mais estruturado na área de Segurança,Saúde e Educação. O ponto negativo nesta mudança não são somente as novas câmaras e cargos,policias,e secretarias que obviamente precisarão ser criados para garantir o poder e a gestão o que preocupa são os Corones que estão nestes municípios que com a desinformação do povo, falta de educação e pensamento politico, serão eleitos e certamente em sua grande maioria engrossarão o (CGLN) Corpo de Gestores Ladrões da Nação.

    ResponderExcluir
  8. Professora Andreza, sou paraense, também moro no Sudeste do Pará, Parauapebas há cinco anos e sou contra a divisão, por muitos argumentos que vc enumera e outros que certamente são importantes como o fato de ter gestores e políticos corruptos na regiião metropolitana como dizem os separatistas. Para lembrá-los de algo parecido menciono um trecho da carta de Pe. Vieira no século XVII (me enviado pelo amigo "marapabela"), sem saudosismo colonialista, mas muito atual.
    O padre Antônio Vieira, conselheiro do rei de Portugal, D. João IV, convenceu o monarca a fazer exatamente o contrário do que querem os divisionista, criando único governo para a Capitania do Maranhão e Grão-Pará sediado inicialmente em São Luís e depois em Belém. Para isso, o missionário jesuíta usou um argumento singular. Ele alegava que se o rei criasse outras capitanias no norte, teria que nomear mais governadores, o que dificultaria o controle sobre eles. É mais fácil vigiar um ladrão do que dois, escreveu Vieira em carta ao rei, de 4 de abril de 1654:

    “Digo, senhor, que menos mal será um ladrão que dois, e que mais dificultoso será de achar dois homens de bem que um só”.

    Cuidemos dos atuais larápios aplicando-lhes a "ficha limpa", quanto aos possíveis governantes larápios dos pretensos estados apliquemos o conselho do missionário.

    NÃO e NÃO! NINGUÉM DIVIDE O PARÁ!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem Andreza! você disse tudo e espero que as pessoas que moram no sul e sudeste paraense, tenham o mesmo bom senso, dizendo NÃO à esse absurdo! Mandem o Giovanni ir dividir Minas Gerais!!!

    ResponderExcluir
  10. Acredito que nesse país enorme a solução deverá ser esta, pois a verba destinada aos Estados são desviadas e quanto maior o lugar mais chances de desvios públicos, chega de ufanismos!
    Não sou do Pará, moro na Bahia e se fosse aqui eu tb votaria para divisão, chega de nababos!

    ResponderExcluir
  11. foi uma cachorada do supremo tribunal fazer um referendo no estado todo, tinha que fazer so nos municipios que vai ficar nos dois estados novos, e claro que quem mora em belem não vai querer dividir a fatia do bolo.
    mas quem mora a mais de 1.100 km de distancia da capital sofre muito.

    ResponderExcluir
  12. jhonatan domingues10/11/2011, 08:36

    VCS QUE NAO QUEREM A DIVISAO, VAO MUDAR DE IDEIA QUAL FIZER VIAGENS NA REGIAO SOFRIDA E LARGADA DO SUL E SULDESTE DO PARÁ, SE NO SUL DO PARÁ NAO TIVESSE TODA AS RIQUEZAS QUE TEM, A OPINIAO DOS ELEITORES DA CAPITAL SERIA DIFERENTE POIS ESTARIAM TIRANDO VERBAS DELES. ANTES DE VOTAR FAZEM UMA PESQUIZA SOBRE A REGIAO SUL E SULDESTE. PESQUIZEM MUITO BEM ANTES DE FAZER UMA VOTAÇÃO EM UMA ELEIÇAO HISTORICA NO NOSSO PAÍS.

    ResponderExcluir
  13. Jair Humberto10/11/2011, 08:58

    Andressa, você disse que a divisão do Pará vai favorecer só uma elite política? Por qual razão você diz isso?

    ResponderExcluir
  14. Telma Xavier11/11/2011, 07:07

    VAMOS ENFEITAR O PARÁ COM A NOSSA BANDEIRA.

    UMA EM CADA FACHADA, UMA EM CADA CARRO, MOTO OU BICICLETA.
    ONDE HOUVER UMA BANDEIRA DO PARÁ, HÁ PARAENSES QUE PENSAM GRANDE E DEFENDEM O PARÁ GRANDE.

    VOTE NO PARÁ ! VOTE 55.

    PARÁ, EU TE QUERO GRANDE!

    SOU PARAENSE DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  15. desde quando tu te sentes aprisionado? me respopnde uma coisa: tu és paraense, ou mais um imigrante que veio pro pará, se deu bem e agora quer cuspir no prato que ainda como? teu desejo vai ficar no sonho porque o estado vai ficar do jeito que tá! sem divisão! porque tu não te unes com o restante pra brigar por dias melhores pro pará como um todo? se tu fores paraense te digo: que pena que tás rasgando tua bandeira! mas caso contrario, te digo: se não se sentes bem aqui no meu pará volta pro lugar de onde não deverias ter saído!

    não enche...

    ResponderExcluir
  16. parabens professora! a senhora deu uma verdadeira aula de como devemos nos comportar em terras alheias! o pará é nosso: meu, que sou paraense da gema; seu,que é imigrante e dos demais que, assim como a senhora, vieram pra cá em busca de oportunidadas tão iguais quanto às dadas ao nosso proprio povo paraense! parabens professora e fomente essa ideia! o que a senhora diz vai de encontro ao que preg geovani queiroz de que 100% dos "carajasenses" são favoráveis!
    o não vai vencer com o seu voto somado aos mais de 75% da população que vota 55

    valeu

    ResponderExcluir
  17. acho que temos q procurar melhor p a população, com certeza vc não viaja pelo seu estado, deve ficar so ai pela região metropolitana, onde tem boas estradas, bons colegios, opções de lazer pra vc e sua familia. da um pulinho aqui no sul e sudeste do estado, de preferencia de carro baixo, da uma olhada nas escolas, nas faculdades, ops que faculdades ne? somos abandonados pela administração publica e por isso utamos por dias melhores como vc disse.

    ResponderExcluir
  18. Eu moro na capital e estou no meio dos indecisos,e muito facil dizer eu quero meu Pará grande! trabalhei no some da seduc conheço a realidade das localidades do sul e sudeste do pará. Gente se aqui a coisa e dificil o povo dessas localidades não tem governador, nada e feito pra melhorar a vida daquele povo sofrido, será se o povo dessas localidades não tem direito de tentar uma mudança? não tiro a razão deles pense muito antes de votar, mas não pense só em vc?

    Pois o povo do sul e sudeste do Pará também merecem ser lembrados, se o povo da capital já e esquecido imaginem o povo do interior.


    Professor William Carneiro

    ResponderExcluir
  19. Ta bom pra vc, pergunte ao povo do sul e sudeste a opinião deles. não pense só em vc.

    ResponderExcluir
  20. hoje em dia dizer que todos os povos são iguais e possivel sim, porem se analizarmos quem e mais visto? o povo rico, "que tem de tudo, boa saúde emprego, proteção, bem estar ter onde levar seus filhos para brincar e se divertir de maneira saudavel. então senhores e senhoras me diga quem e mas bem visto se o outro lado só sofre sem saude bem estar e estilo de vida, nem se quer podem contar com uma boa proteção por conta do estado, tendo em vista que os governos mau dão conta das sua capitais. Que mesmo sendo ricas a população ainda sofre con tudo isso, então emaginem os povos que vivem distantes, só assim teram um ponto de vista da realidade. falar de igualdade e fácil difícil e dar as mãos a que a tempos vive a esperar e esperar, por quem nem aumenos sabe das suas principais nessecidades!, ou que sabem mas não fazem nada para mudalas.


    povo consiente e o povo que tem o conhecimento da verdade!

    vamos tirar as vendas dos nossos olhos, e ver.
    Ta na hora de gritarmos pela nossa independência e direitos iguais,


    Diremos sim, sim, por que só assim teremos o que a tempos esperamos e que ainda nao recebemos.

    alegramos nós! por que o dia esta chegando!




    sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim! para a divisão do PARÁ.

    ResponderExcluir
  21. Gente olhem para o estado vizinho seus o tocantins e veja as mudanças,
    E olha para esse pará gigante sem respeito as pessoas a sua natureza
    Bela! Olhe para as estrada do tocantins e olhe para as do pará, o tocantins
    Depois da divisão com estado de goias melhorou em tudo, segurança,
    Malha viaria com mais de 88% de asfalto e é estradas boas!!
    Nao sou paraense mas conheço parte dele e se fosse votaria a favor
    SIM de sua divisão. A divisão pode ser cara, mas as dificuldades passam
    Os beneficios ficam!
    Se tiverem oportunidade venham conhecer o nosso estado de tocantins
    E olhem o nosso antes e depois.
    Grande abraço a todos paraenses e espero que tomem a decisão correta.

    ResponderExcluir
  22. leandro da cruz18/11/2011, 20:51

    sou goiano e sempre fui de acordo com a divisao do goias, moro em tocantins ha 10 anos. conheço diversos lugares aqui, sei que no começo foi muito dificil, mas nos deixamos de receber esmolas de maus governos para fazer aqui o nosso governo e as nossas riquezas. nos vencemos. as regioes de tapajos e carajas sao muito mais ricas que o propio tocantins. entao mais que sabemos que vai dar tudo certo.SIM pela liberdade de ter uma verdadeira indentidade.

    ResponderExcluir
  23. Lembrem-se o povo paraense como todo é um povo sofrido,porém cada vez que caminhamos rumo ao interior do estado o sofrimento aumenta:sem estradas,escolas precarias,universidades quando se tem a maioria dos cursos é feito á distãcia falta de politica publica como se vê é grande e o pior de tudo éa de ter um governo distante dos problemas desta regiaõ só aparecendo em épocas de politicas.claro não devemos ser cegos que nesta hora muitos politicos aparecem interassados na questão, por que se um lado saí ganhando o outro perde tanto de do lado do sim como do não.E vc eleitor ficar de olho e tome a sua decisão visando o melhor para sua região por que eles os politicos estão de bolsos cheios.se o melhor para vc eo o sim então vote "sim".

    ResponderExcluir
  24. sou de feira de santana- BA
    ESTOU TORCENDO PELA NÃO DIVISÃO DO PARÁ
    GENTE O NORTE DO PAÍS É UMA ÁREA COM SITUAÇÕES MUITO PRECÁRIAS
    vcs tem q lutarem é pela igualdade social no estado, e não pela divisão.
    vcs tem q levantar a bandeira do estado, em vez de vcs ficarem discutindo esta bobeira, pq não fazem greves,paralizam as estradas da capital ou alguma coisa do genêro para chamar a atenção da elite governamental.
    quem administra o estado de vcs, é a pessoa que vcs decidem nas eleições, procurem buscar as promessas que o candidato fez.
    se esta onda de divisão pegar, daqui a pouco o brasil vai estar todo dividido.
    salvador é mais desenvolvida q feira de santana, enem por isso quero divisão, pois tenho orgulho de ser baiano, e os soteropolitanos é nossos vizinhos, tenho orgulho do nosso contexto histórico, da nossa rica cultura e etc.
    pensem bem
    digam não a divisão do estado de vcs
    mais continuem lutando pela igualdade.

    ResponderExcluir
  25. Se você atravessar um rio já se nota a diferença do Tocantins para o Pará! (o Pará parece um lixo) Casas de Tábua, estradas de terras e nada de saneamento básico. Só um louco não perceberia que dividindo o Pará as regiões que estão "esquecidas" serão finalmente tomadas de um pouco mais de atenção. É claro que, para a capital do Pará, perderá uma receita enorme. Os representantes do povo só tiram as receitas dessa região e não fazem nem um pouco de investimento lá. Queres uma prova disso que estou falando? Olha o Estado visinho (Tocantins). Antigamente, norte de Goiás, era esquecido, hoje, temos escola boas, atendimento médico e uma polícia descente que merece elogios, ainda mais se comparados com às do Maranhão e do Pará.
    Sou a favor da divisão do Pará!

    ResponderExcluir
  26. Sim a DIVISÃO ( moro em Ananindeua )- Além de valorizar ainda mais a capital ( Belém )e a região metropolitana, além do crescimento e desenvolvimento dos recursos naturais que ficarão do nosso lado. Não esquecendo das riquezas turísticas que nordeste do Pará tem para oferecer...
    Estamos ficando com Albrás e Alunorte... vamos deixar o restante para quem é de direito... os prejuízos e lucros, tudo!!! A responsabilidade da administração destes novos estados não será mais do Pará.
    Com uma receita menor, poderemos fiscalizar as despesas com mais vigor. É menos dinheiro sobrando no bolso dos políticos.

    ResponderExcluir
  27. SOU DO ESTADO VIZINHO, SOU A FAVOR DA DIVISÃO, PELOS SEGUINTES MOTIVOS, DEVEMOS RESPEITAR A VONTADE DE PESSOAS QUE CRIARAM UMA IDENTIDADE DIFERENTE, UMA CULTURA PRÓPRIA,ALÉM DO MAS ISSO PODERÁ ACABAR COM GRANDES GRUPOS POLÍTICOS. AGORA CABE AO POVO IMPEDIR QUE NOVOS GRUPOS NASÇAM NOVAMENTE, O GRANDE SUCESSO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR É A NÃO DAR REELEIÇÃO.
    ESPERO TER CONTRIBUÍDO, GALERA OPINEM SEM AGREDIR A OPINIÃO DOS OUTROS.

    ResponderExcluir
  28. faço minhas as palavras da Andreza, tmbm moro no Sul do Pará, so digo uma coisa pra que aumentar mais ainda a panela de ladroes, dividindo o Estado? Os que estão ai é que tem q trabalhar.Ha recursos suficientes para isso, alias sempre houve.Ha sim agora um bando de urubus querendo comer e dividir mais a pizza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural