Inaugurado o centro Maria do Pará

[caption id="attachment_4543" align="alignleft" width="384" caption="Foto: Ronaldo Ferreira"][/caption]

A prefeita Maria do Carmo presidiu na manhã desta 5ª feira, 28 de abril, a solenidade de inauguração do Centro de Referência Maria do Pará – um espaço estratégico da Política Nacional de Enfrentamento à violência contra as mulheres e visa à ruptura de violência e a construção da cidadania das mulheres, por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar.



Para esta solenidade veio a Santarém o secretário de estado de Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, que representou o Governo do Pará na inauguração do Centro. O Estado do Pará já possui oito centros de atendimento, instalados nos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Capanema, Itaituba, Jacundá, Tucuruí e Xinguara.


O Centro Maria do Pará já será uma referência especializada no atendimento a mulheres agredidas no município de Santarém. Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a instituição foi criada para prestar atendimento integral às mulheres, com acompanhamentos psicológico, social, pedagógico e jurídico, voltados à superação de traumas emocionais, recuperação da autoestima e de autonomia pessoal.


Da solenidade de inauguração do Centro Maria do Pará/Santarém também participaram diversas autoridades. Entre elas, a vereadora Marcela Tolentino, representante da Câmara de Vereadores; Ana Elvira de Mendonça Alho, secretária de Trabalho e Assistência Social; o juiz Rômulo de Brito, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Marlene Escher, representante do Conselho da Condição Feminina; Dully Sanae, Promotora de Justiça do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher.


Do dia 28 de março a 1º de abril, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos promoveu a capacitação dos profissionais que atuarão no "Maria do Pará". O espaço, que contará com psicólogos, assistentes sociais, advogados, enfermeiros, pedagogos, dentre outros profissionais, é resultado de parcerias do Governo Estadual com o Governo Federal, e com a Prefeitura Municipal de Santarém.


Funcionamento – O Centro de Referência Maria do Pará será vinculado à SEMTRAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) e funcionará diariamente das 08h às 12h. O local vai exercer o importante papel de articulador dos serviços de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, em função da violência de gênero.


PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural