Aumento de ataques na Internet.

O volume de ataques perpetrados na internet cresceu 93% em 2010 quando comparado com o ano anterior, segundo informou o relatório anual da empresa Symantec nesta quarta-feira.


O documento indica ainda que uma das protagonistas desse crescimento é a ameaça por intermédio das URLs curtas (cuja função é diminuir o tamanho de um determinado link), geralmente disseminadas em redes sociais como o serviço de microblogs Twitter. A Symantec disse que, durante um trimestre de observação em 2010, 65% dos links com teor malicioso eram URLs curtas.


A medição da empresa aponta que o mês mais arriscado da internet em 2010 foi setembro, cujo número de ataques chegou próximo aos 40 milhões diários. As oscilações mensais variam de acordo com os eventos e acontecimentos de um determinado mês --golpes comumente vêm transfigurados em falsas notícias sobre a morte de uma celebridade ou uma tragédia natural, por exemplo.


A Symantec também detectou 286 milhões de ameaças virtuais distintas na internet em 2010. A maioria delas são códigos maliciosos executáveis, que consistiram em autocriação de cópias de si mesmo ou infecção de arquivos executáveis.


Ainda de acordo com a companhia, foram 260 mil identidades expostas de clientes, em média, por vazamento de dados no mundo.


Outro dado trazido à tona pela companhia foi o aumento de 161% de vulnerabilidades em sistemas --foram 6.253 no ano passado.


Fonte:Folha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural