Nota de Esclarecimento sobre o cancelamento da Aula Magna da UFOPA

A Administração Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) esclarece, por meio de nota pública, à sociedade santarena e à comunidade acadêmica, que a Aula Magna de recepção aos novos alunos foi cancelada em virtude de conduta irregular de um grupo de agressores que provocaram tumulto e praticaram ações físicas grosseiras e violentas contra pessoas e equipamentos da UFOPA. A Aula Magna, intitulada “A Universidade Amazônica do Século XXI”, seria ministrada na última sexta-feira, 18 de março de 2011, no salão nobre do Centro Empresarial Amazônia Boulevard, em Santarém (PA), pelo Prof. Dr. Armando Dias Mendes, Doutor “Honoris Causa” pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade da Amazônia (UNAMA).


Desde já a Administração Superior da UFOPA agradece todo o apoio que vem recebendo da sociedade, principalmente a santarena e a do Oeste do Pará, em relação ao acontecimento. Agradece em especial ao Prof. Armando Dias Mendes, que gentilmente aceitou o convite de ministrar a Aula Magna e veio exclusivamente a Santarém com esta finalidade; a todas as autoridades presentes; ao cantor e compositor Nato Aguiar, por sua emocionada apresentação musical; à equipe de servidores e bolsistas que trabalharam arduamente para a realização do evento; e, principalmente, à comunidade acadêmica da UFOPA, que, de forma respeitosa e pacífica, lotou o salão nobre do Amazônia Boulevard, em busca de conhecimento.

A direção da Universidade informa que o Prof. Armando Dias Mendes, no dia seguinte, aceitou gravar a aula para posterior exibição às turmas de alunos novos, visando a minimizar a frustração destes ao terem seus direitos cerceados por um pequeno grupo que não representa os anseios de todos que são e fazem a universidade que temos e que queremos.

A Administração Superior da UFOPA esclarece ainda que já está tomando as devidas providências, com a instauração de processos administrativos disciplinares, para apurar tais fatos, que colocaram em risco a integridade física de todos os presentes no evento.

Criada pela Lei 12.085 de 5/11/2009, a UFOPA está implantada no coração da Amazônia e tem como missão gerar conhecimento e formar recursos humanos no mais alto nível de qualificação, num processo permanente e continuado que tenha início nos níveis fundamentais de graduação superior, ajustada à realidade amazônica, e que alcance as mais elevadas competências em nível de pós-graduação, comprometida com uma produção científico-tecnológica responsável pelo desenvolvimento sustentável da região e de uma verdadeira cidadania amazônica.

Administração Superior da UFOPA

Comentários

  1. Cara, cidade pequena é foda, tá todo mundo falando disso, e apenas disso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural