50 milhões de Hispânicos nos E.U.A.


Os hispânicos representaram mais da metade do crescimento da população dos Estados Unidos na última década e em breve atingirão a marca dos 50 milhões de pesssoas, segundo dados que serão divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Escritório do Censo dos EUA e que foram antecipados pela imprensa local.


Em cumprimento do mandato constitucional que estabelece um censo a cada dez anos, o governo realizou uma estatística da população em 2010, na qual constatou que na última década as minorias étnicas contribuíram em mais de 90% com o crescimento demográfico, uma participação sem precedentes.

Segundo o Escritório do Censo, a população dos EUA soma nesta quinta-feira 311,038 milhões de pessoas, e a minoria com o crescimento mais acelerado, a hispânica, em breve representará uma em cada seis pessoas no país. Hoje, os hispânicos já são um em cada quatro cidadãos dos EUA entre os jovens menores de 18 anos.

O Escritório do Censo divulgou recentemente os dados do levantamento de 2010 por estados e os números mostram o envelhecimento da população "branca" e um êxodo demográfico rumo aos subúrbios. As classificações de grupos "étnicos" empregada pelo Escritório do Censo dos Estados Unidos respondem, principalmente, à descrição que os entrevistados fazem de si próprios. Enquanto a classificação de "branco" ou "negro" está relacionada à cor da pele, a de "hispânico" inclui pessoas brancas, negras, de origem ou parentesco latino-americano.


Do mesmo modo, a categoria "asiáticos" inclui imigrantes ou descendentes de cidadãos de países tão diversos como Coreia, China, Japão, Vietnã e Índia. Na semana passada, o Centro Hispânico do Instituto Pew, em um relatório elaborado sobre os dados do censo disponíveis então, calculou que a população hispânica cresceu na última década acima do previsto em 27 estados. "Os latinos cresceram mais rápido do que esperávamos em alguns lugares", afirmou o demógrafo do órgão, Jeffrey Passel.

Grande parte do aumento registrado na população hispânica na última década, segundo os números divulgados nesta quinta-feira pelo Escritório do Censo, ocorreu nos estados do Alabama, Carolina do Norte e Louisiana, neste último caso atraídos pelas obras de reconstrução realizadas depois do desastre provocado pela passagem do furacão Katrina em 2005.

A população total da Carolina do Sul foi elevada em 15,3% na última década, mas a hispânica cresceu mais do que o dobro e em 2010 representava 5% dos habitantes nesse estado. Outro dado do censo de 2010 mostra que, pela primeira vez, o número de "asiáticos" cresceu e os negros continuam sendo a segunda minoria mais numerosa dos Estados Unidos, com cerca de 37 milhões de pessoas.

Fonte: Época

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural