31 de março de 1964:Começo de um período negro na história do Brasil.

A Ditadura Militar é um período político do Brasil em que os militares governaram o país. Essa época vai do ano de 1964 até o ano de 1985. Esse período ficou caracterizado pela ausência de democracia, anulação dos direitos constitucionais, censura, perseguição política e todos aqueles que não eram a favor do regime militar eram repreendidos


A voz da intelectualidade se calou. O bom debate foi proibido, projetos suspensos, ideais engavetadas. O giz que traçava as linhas do pensamento não rabiscou mais o quadro negro. Negro também ficou o dia.


Com o regime militar que se instalou em 1964 e reinou por longos anos, professores e intelectuais brasileiros também foram presos, ameaçados e impedidos de difundir o conhecimento e de promover o que era uma promessa de transformação.


Alguns foram presos, espancados torturados física e psicologicamente, outros morreram dentro dos porões da ditadura. Alguns foram exilados, outros se auto exilaram. Alguns preferiram viver na clandestinidade lutando para derrubar o regime militar instaurado em 1964.


Universidades foram invadidas por tropas e pela policia. Equipamentos foram apreendidos e danificados. Fichários provas de alunos, históricos escolares foram destruídos e vandalizados.


A censura na rádio e na TV começou a se mostrar em todo o território nacional. (texto: Angélica Russo)


Comentários

  1. Na realidade essa data é motivo de vergonha para o Regime Militar, todo o preparativo para o Golpe ocorreu sim no dia 31 de março, porém este se efetivou no dia seguinte, conhecido como "dia da mentira", 1º de Abril. É mole?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural