Arbitragem e Campeonato paraense.


O campeonato paraense entrará na sua sexta rodada a partir desta quarta feira. Em meio a tantas partidas disputadas onde muitas geraram polêmicas relacionadas a arbitragem. (recentemente o técnico do São Raimundo, Charles Guerreiro, no jogo contra Castanhal despejou suas críticas sobre a arbitragem do senhor Andrei (árbitro da partida) .) criando um cenário onde os árbitros não atuaram de forma correta na visão de muitos torcedores, técnicos e mídia em geral, a reportagem do blogdosid.com.br convidou o professor Rinaldo Pimentel, árbitro da Federação Paraense de Futebol desde 1998 e que já atuou nesse campeonato, para responder algumas perguntas relacionadas a futebol e arbitragem paraense:


gs: A Federação Paraense de Futebol (FPF) apresenta uma estrutura adequada de preparação de arbitragem semelhante aos grandes centros de futebol no Brasil?



Rinaldo Pimentel:Apresenta sim. A preparação acontece na Escola superior de educação Física. A FPF (Federação Paraense de Futebol)patrocina cursos para árbitros além de incentivar seminários para os alunos. Recentemente aconteceu em Belém (Dez/2010) a preparação dos árbitros da FPF e dos árbitros da CBF. Todos os cursos envolvem a parte teórica e prática.”


gs: Por que árbitros paraenses não se projetam a nível nacional?


Rinaldo Pimentel: Veja, isso é uma questão de tempo e oportunidades. Lembrando também que a CBF apresenta critérios que exigem uma preparação intensa do profissional de arbitragem. Por exemplo: Hoje um árbitro deve ter curso superior e dominar no mínimo dois idiomas. Então essas questões também influenciam na projeção nacional de um árbitro. As federações já estão incentivando os árbitros para que possam estudar e se aprimorarem ainda mais


gs: Apesar do rigor dos treinamentos, estudos, ainda assim, na opinião de muitos, ocorrem “erros primários” na arbitragem. O que explica isso?


Rinaldo Pimentel:Sempre vão acontecer. Na verdade ocorre erros de interpretação (cada arbitro tem sua maneira de interpretar).Claro que a interpretação deve ser com base na regra e tudo mais, mas mesmo assim o erro é inevitável. (não são tendenciosos)”


gs: Como árbitro de futebol, qual sua análise do campeonato paraense?


Rinaldo Pimentel:Hoje é um campeonato que evolui bastante. Você percebe que cada ano que passa os clubes estão cada vez mais se organizando. Patrocinadores investindo nos clubes, além da participação da mídia que tem ajudado na divulgação do mesmo. Percebemos também que cada vez mais jogadores tem vindo dos mais diversos centros do Brasil”


gs: já tens uma longa carreira na arbitragem. O que pretendes fazer quando encerra-la


Rinaldo Pimentel: “já estou me preparando para trabalhar como comentarista de arbitragem em rádio ou televisão local pois Santarém é carente de profissional da área.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural