Paraenses com autismo podem ganhar centros de reabilitação


Na última terça-feira, 26, foi proposta na Assembleia legislativa do Pará a criação de Centros de Reabilitação Integral para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pela proposta , serão garantidos nos Centros de Reabilitação Integral atendimentos terapêuticos alternativos, como musicoterapia, terapia assistida por animais e arte-terapia, assim como qualificação dos profissionais e distribuição gratuita de medicamentos e nutrientes necessários aos pacientes atendidos.

Os centros deverão ter equipes multidisciplinares efetivas compostas por pediatra, psicólogo, psiquiatra, nutricionista, geneticista, fonoaudiólogo, educador físico, fisioterapeuta, neurologista, arte-educador, enfermeiro, odontólogo, endocrinologista, assistente social, pedagogo, ortopedista e terapeuta ocupacional.

O poder estadual estabelecerá, por meio de estudos especializados, os municípios das regiões de integração e espaços físicos para implantação da estrutura dos Centros de Reabilitação Integral, podendo firmar cooperações, convênios e parcerias com o Governo Federal, municípios, empresas privadas e ONGs. O poder executivo deverá convocar a sociedade para a construção da Política Estadual de Proteção da Pessoa com TEA.


A proposta, do deputado Bordalo, seguiu para as comissões de Constituição e Justiça e de Saúde da Alepa, e em seguida deverá ser encaminhada ao governador Simão Jatene.

Com informações da Alepa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural