História de Fordlândia (PA) em exposição no Festival de Turismo e Gastronomia do Pará


Exposição que revela a história de Fordlândia (PA), uma cidade industrial na Amazônia, encerra neste domingo (24) , em Belém. A mostra está em cartaz no VIII Festival de Turismo e Gastronomia do Pará (FITA), no Hangar Centro de Convenções.
O evento é uma realização da Associação PanAmazônia, em parceria com o Iphan e a Secretaria de Turismo do Estado do Pará, e faz parte do esforço dessas instituições no sentido de recuperar a memória regional amazônica, pouco conhecida do grande público.

Cultura e memória
No começo do século XX, as linhas de produção de Henry Ford fabricavam carros a uma velocidade jamais vista. Todos aqueles veículos precisavam de pneus, e na época a borracha ainda era derivada das seringueiras do Sudeste Asiático. Para manter a eficiência de sua produção sem depender dos asiáticos, Ford decidiu ter sua própria produção de látex, e para isso construiu uma cidade tipicamente americana em plena Amazônia, batizada de Fordlândia.

Grande parte dessa história está no acervo que deu origem à exposição. Trata-se de conjunto de textos de um diário e fotos inéditas. O material contém registros fotográficos produzidos por Diógenes Tavares dos Santos, funcionário da Ford Company que residiu na cidade entre 1927 e 1939, antes de ir morar em Manaus (AM), onde se tornou empresário. O acervo pertence a Belisário Arce, diretor executivo da Associação PanAmazônia, neto do autor das fotos.

Informações: IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural