Deflagrada 2ª fase da Operação "Perfuga"


Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (28), a segunda fase da operação ‘Perfuga’, denominada ‘O Legado’, que tem como alvo a Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará. A ação foi comandada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Novas investigações, segundo nota divulgada pela polícia, apontam possíveis condutas criminosas perpetradas pela administração da Casa Legislativa no Biênio 2015/2016, terem se estendido à atual gestão.

Ainda segundo a nota, “até o presente momento, apurou-se que uma servidora pública lotada na Câmara Municipal, vinculada ao Gabinete da Presidência da Casa, encontrava-se cumprindo expediente no escritório do PMDB, localizado na Avenida Presidente Vargas, entre Silvino Pinto e Moraes Sarmento, bairro Santa Clara, e somente após a primeira fase da operação “Perfuga”, tal servidora passou a cumprir expediente na Câmara dos Vereadores, com lotação na Estrutura Administrativa/Gabinete da Presidência”.

A nota informa também que ‘”assim, tem-se que referida servidora encontrava-se prestando serviços em atividade alheia ao interesse público, com salário custeado pelo erário, fato que, em tese, caracteriza o crime de peculato”.

Os policiais estão cumprindo mandado de busca e apreensão de documentos, além de realizarem vistoria técnica “para verificação das lotações de todos os servidores da Casa Legislativa, visto que durante as investigações, emergiram evidências no sentido de que o número de servidores lotados na casa seria incompatível com a estrutura física da Câmara dos Vereadores”.

A nota finaliza informando que “a vistoria técnica visa impedir a manipulação e adulteração de informações relativas à lotação de servidores, considerando que, outrora ocorreu informação de lotação que não condizia com a realidade. A Polícia Civil e o Ministério Público continuarão envidando esforços para que todas as práticas de corrupção ou desvio de dinheiro público sejam combatidas de forma implacável”.

FONTE: Blog Quarto Poder

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural