Alter do Chão tem “Catraia das Letras” no encerramento do Çairé


O público do Çairé – a festa popular da vila de Alter do Chão, a 30 km de Santarém, no oeste do Pará - vai se surpreender, neste final de semana, 23 e 24 de setembro, com carrinho em forma de catraia (pequena embarcação local movida a remo) andando pela areia da praia carregada de livros. Trata-se do projeto Catraia das Letras, uma iniciativa de educadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Eudes Pantoja Ramos (professor idealizador do projeto) e do pedagogo André Alexandre de Sousa. É o segundo ano consecutivo que eles levam para a festa do Çairé a Catraia das Letras.

O projeto oferece a oportunidade de leitura para as centenas de pessoas que participam do Çairé, que este ano iniciou no dia 16 de setembro e segue até domingo, 24, com o tema "Festa e Fé".

Morador de Alter do Chão, Eudes percebeu que os visitantes ficam longos momentos ociosos durante a festividade; à beira da praia ou em redários, “há tempo suficiente para uma boa leitura; periódicos, revistas das quais sou assinante e que eles não precisam devolver”. Para difundir conhecimento e informação, o professor exige apenas que os leitores repassam as publicações a outras pessoas. , assim como outros títulos, que após a leitura são devolvidos e até gibis e palavras-cruzadas, entre outros. “O importante é que eles tenham contanto com o mundo da literatura e das letras”, disse o professor.

O Çairé é uma manifestação religiosa da cultura indígena que, segundo os historiadores, acontece há pelo menos 300 anos. Realizada em Alter do Chão, a festividade encerrará neste domingo, 24, com a disputa das apresentações dos grupos folclóricos Botos Tucuxi e Boto Cor de Rosa, que disputam a preferência popular.


Por Kátia Aguiar

Ascom Seduc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural