IHGTap lança o projeto "Canhões da Fortaleza"


Santarém: Fortaleza do Tapajós, 1935. Imagem extraída do blog : Você se Lembra ?
O Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap - lança no domingo, 27, no Centro Cultural João Fona, Praça Barão de Santarém, a 5ª edição da revista do instituto. 

Na ocasião, será apresentado ao público presente o projeto " Canhões da Fortaleza". De autoria da professora Terezinha Amorim, atual presidente do IHGTap, o projeto pretende organizar a trasladação para a Fortaleza do Tapajós, na atual praça do Mirante,  de quatro dos seis canhões de guerra calibre 6 que se encontram atualmente no Aeroporto Internacional de Santarém e na área do antigo Centro Tecnológico Madeireiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), onde hoje se encontra o Campus Tapajós, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). 

Os canhões foram enviados pelo Imperador Dom Pedro II, em 1867, como parte de um novo plano de fortificação da região do Baixo Amazonas.

A Fortaleza do Tapajós, que representou o poder político e militar português em Santarém, foi inaugurada em 1697, sem estar concluída e, em razão da constatação da sua ineficiência, teve seus trabalhos paralisados e acabou em ruínas, sem condições de receber os canhões que foram abandonados em uma rua no centro da cidade, onde permaneceram por quase um século, até serem colocados em locais sem nenhum significado histórico.

A programação inicia às 18h.

Com informações da PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural