Iphan inicia discussões para a salvaguarda do modo de fazer cuias do Baixo Amazonas



Por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA), será realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro no SEBRAE - Escritório Regional do Baixo Amazonas em Santarém, a primeira oficina de elaboração do Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas.

Ao longo dos três dias, serão discutidas e estabelecidas diretrizes para as ações de salvaguarda do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas, com a participação das mulheres da Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (ASARISAN), além da família Camargo Fona de pintores de cuias de Santarém, e de entidades parceiras como o SEBRAE, a Agência de Inovação Tecnológica da UFOPA e o Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei, da Prefeitura Municipal de Santarém.

A prática artesanal de fazer cuias desenvolveu-se entre comunidades indígenas da região há mais de dois séculos, sendo atualmente um ofício praticado por mulheres de comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas.

O Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas teve seu pedido de Registro aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em sua 79ª reunião, ocorrida no dia 11 de junho de 2015, em Brasília.


Serviço
Horários: 28 de novembro, das 15h30 às 18h
29 de novembro, das 8h às 18h
30 de novembro, 11 das 8h às 10h
Local: Sebrae - escritório regional do baixo amazonas
Endereço: Av. Rui Barbosa, 378 - Santana, Santarém - PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural