Reforma Administrativa: Vereadores defendem a permanência da Coordenadoria de Integração Regional e Apoio a Criação do Estado do Tapajós

A extinção da Coordenadoria que apoia a criação do Estado do Tapajós, CIR-Tapajós, prevista na reforma administrativa do governo municipal, gerou o pronunciamento de vereadores que defendem sua permanência. 

O vereador Rogélio Cebulisk (PSB) defendeu a reforma administrativa proposta pelo prefeito, mas com a permanência do CIR-Tapajós. Segundo Cebulisk, “esse é o nosso sonho de criarmos o Estado do Tapajós[...] Penso que precisamos manter a Coordenadoria de Integração Regional e Apoio ao Estado do Tapajós, que é de interesse regional”, defende.

Erasmo Maia  considera grave a extinção da coordenadoria uma vez que se trata de um compromisso assumido em campanha pelo atual gestor. “Além disso, trata-se de uma conquista da população de modo geral e a gestão se comprometeu por meio dessa coordenadoria de manter a chama acesa em relação a criação do Estado do Tapajós. Com a extinção da referida coordenadoria, o prefeito estará abrindo mão de uma luta secular”, criticou.

Dayan Serique também  marcou posicionamento contrário à extinção da Coordenadoria de Integração Regional e Apoio a Criação do Estado do Tapajós (CIR-Tapajós)." Entendo que é uma luta histórica e que os esforços devem ser mantidos para alcançarmos tamanho sonho. Perdemos uma batalha, mas a guerra continua. O povo do Tapajós ainda clama pela criação desse novo estado que seria de vital importância para nosso desenvolvimento”, sentenciou o Líder do PPS.

Henderson Pinto criticou a transformação da Coordenadoria de Integração Regional e Apoio à Criação do Estado do Tapajós em uma assessoria. De acordo Henderson, a redução da CIR-Tapajós a uma simples assessoria seria um retrocesso para os vereadores que aprovaram a criação do órgão e agora estariam dando um passo atrás no processo de criação do Estado do Tapajós. Ainda segundo o vereador, quem está comemorando é o governador Simão Jatene e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho que coordenou a campanha do Não durante o plebiscito de 2011. “Se já estava difícil a equipe trabalhar com a coordenadoria, imagina se virar uma assessoria. As estratégias para criação do novo Estado vão andar mais lentas, caso essa medida seja aprovada”, disse.


Henderson reforçou o importante papel que a CIR-Tapajós desenvolve nesse processo. Ele citou o artigo 158 da Lei Orgânica de Santarém, que impõe ao município a obrigação de promover ações e articulações regionais com vistas à criação do Estado do Tapajós.

Em aparte, o vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB) também criticou a proposta de extinção da CIR-Tapajós, assegurando que dessa forma, o governo finge que está apoiando a luta pela criação do Estado do Tapajós e também se manifestou contra a proposta do Executivo.

O projeto de Reforma Administrativa passa pela votação da Câmara de Vereadores. A extinção da coordenadoria ainda não entrou em votação.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural