Setor portuário no Amazonas e Santarém deve movimentar 67,3 milhões de toneladas de cargas até 2042

O setor portuário no Amazonas e Santarém deve movimentar 67,3 milhões de toneladas de cargas até 2042. A informação é do Portal Amazônia.



A previsão é um dos indicadores da segunda versão do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP). O estudo, que é o principal instrumento de planejamento do setor para investimentos em período de longo prazo, foi divulgado pela Secretaria de Portos (SEP). As projeções são os resultados dos levantamentos e estudos realizados pela SEP em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Ministério dos Transportes e outras instituições.

A projeção de demanda alocada de cargas para o conjunto de portos e terminais situados no Amazonas-Santarém é de aumento de 128,9%, nos próximos 27 anos. O levantamento observou os resultados do ano passado, quando o mesmo cluster portuário registrou movimentação de 29,4 milhões de toneladas de cargas.

O granel sólido agrícola (grãos de soja, milho e outros) é o tipo de carga que terá maior participação da demanda projetada de movimentação até 2042.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural