Triste realidade...

Do blog do Manuel Dutra (Título original: Imagens de Alter do Chão que eu preferia não publicar. Mas a realidade existe e precisa ser mostrada)

A primeira das 4 fotos seria a única apreciável - a brincadeira dessas crianças, moradoras da vila, dentro de uma canoa alagada. Porém, esses garotos estão correndo grave perigo de saúde porque, na continuação das imagens, você percebe que essa parte da praia recebe a imundície que desce das bocas de esgoto que dão as boas vindas aos milhares de visitantes de Alter do Chão. Quem tiver alguma resposta a essa situação, que responda. E a prefeitura de Santarém tem uma secretaria de turismo. Melhor fechá-la de imediato e chamar a secretaria de saúde, e a polícia também...

Fotos: M. Dutra (22 nov. 2015)




Crianças saltam dentro da água contaminada, bem na frente da vila de Alter do Chão, menina dos olhos dos promotores do turismo naquela região. Na temporada de novembro 2015 a março 2016 estão previstos 13 transatlânticos sobre as águas do Tapajós. Mas a vila atrai muita gente o ano inteiro, todos os fins de semana. Até quando?



Aí está a praia por onde passam as pessoas que atravessam para a chamada "ilha" do Amor. Um casal de turistas passa perto dos garotos que brincam, no final da tarde de ontem, domingo.




Uma das muitas bocas de esgoto que despejam sujeira exatamente nas águas preferidas pelos banhistas.


Com a vazante, aqui está a entrada do lago. É nessa água que as crianças brincam e por aí passam os banhistas. Mesmo assim, as pessoas gostam de Alter do Chão, a despeito das ameaças à saúde de quem a frequenta. Uma pena e uma vergonha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural