Educação de Jovens e Adultos tem procura recorde em Santarém





Dos 930 inscritos no CEEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos/Santarém) ano passado, o número de matrículas subiu 64%, para 1.440. Em todo o Estado são mais de dez mil alunos matriculados em cinco centros regionais. Atualmente a Educação de Jovens e Adultos funciona em Santarém na forma semipresencial. O aluno vai até a instituição de ensino, faz a matrícula, recebe o material de estudo e volta para estudar em casa. O estudante tira as dúvidas sobre o conteúdo estudado e recebe orientação de professores do Ceja, para então ser encaminhado à prova. No sistema semipresencial, o professor cumpre uma carga horária e fica à disposição dos alunos na disciplina que está sendo estudada.

 Atualmente o CEEJA de Santarém atende a demanda de todos os municípios e comunidades da região. “Atendemos aquela pessoa que está no anonimato, que não teve oportunidade de frequentar a escola regular devido à jornada de trabalho, por questão familiar ou por morar em regiões ribeirinhas, e hoje nos procuram com a finalidade de iniciar, retomar ou finalizar os estudos. Para isso ofertamos um ensino personalizado, de acordo com a realidade e necessidade de cada aluno”, diz o diretor do Ceja, Geremias Santos.



Outro fato que chama a atenção na Educação de Jovens e Adultos na região é a grande procura por parte de adolescentes ou jovens que cursam o ensino fundamental ou médio, que estão em distorção de série e idade e procuram o centro para acelerar os estudos e adiantar a chegada ao ensino superior. Para atender a grande demanda, o CEEJA conta com 28 professores das diferentes disciplinas, que trabalham nos três turnos.


Além do ensino personalizado e autonomia de certificação, o CEEJA Santarém contará também com exame permanente nos cinco Centros de Educação de Jovens e Adultos. Nele, o aluno que tiver necessidade de acelerar os estudos vai passar por um processo de exame nas diversas disciplinas.


Informações da Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural