Padre Sidney lança livros sobre aspectos históricos de Santarém

 

MF2-A015Na próxima sexta-feira, 17 , o Padre e historiador, Sidney Canto (foto), lança suas duas mais recentes obras:   "Os primórdios do teatro em Santarém” – trata de uma síntese da história do teatro em Santarém desde a época do trabalho missionário dos Jesuítas, passando pelo tempo do Império e chegando à República até a destruição do “Theatro Victoria” (na década de 1960). A outra obra,  intitulada “Sobre o Centro Histórico de Santarém” – Trata-se de um artigo que nasceu de uma conversa com o estudante da UFOPA, Paulo Botelho. Faz uma analise da ocupação humana do que hoje chamamos “Centro Histórico de Santarém”, suas construções, ruas, modificações e destruições. Uma contribuição a mais para pesquisa sobre o patrimônio histórico e arquitetônico do município.

As obras contam com 40 páginas ilustradas com fotografias e desenhos antigos sobre Santarém.

O Lançamento dos livros acontecerá na Casa da Memória, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap, localizada na Av. Adriano Pimentel, 80 (ao lado da “Escadaria do Mirante”), às 17h.

A entrada  é franca. Na ocasião, as obras  estarão sendo disponibilizadas ao público no valor de R$ 10,00 cada.

No "LEIA MAIS" abaixo, informações Sobre o autor:



Pe. Sidney Augusto Canto nasceu em Santarém, PA, no dia 04 de maio de 1974. Foi ordenado Presbítero em 28 de dezembro de 2001. É membro fundador da Academia de Letras e Artes de Santarém – ALAS. Sócio Fundador e primeiro Presidente (gestão 2012/2015) do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap. Em 1989 começou a escrever artigos para o jornal “O Mariano” (terceira fase).  Hoje, escreve artigos sobre história regional para diversos jornais, blogs e revistas da Região Oeste do Pará. É autor das seguintes obras, já publicadas: “Recordare: Histórias da Fé e da Cultura do povo de Santarém” (2006); “Cronologia Eclesiástica da Diocese de Santarém” (2007); “Crônicas Pauxis” (2012); “Santarém: outras histórias”; “Índios no Baixo Amazonas e Tapajós: histórias e costumes”; “O MARIANO: Contribuições para a História de Santarém” e “Outras Crônicas Pauxis” (2013). “Regional.doc: A História do Baixo Amazonas e Tapajós registrada em documentos”; “Alter do Chão e Sairé: contribuição para a história”; “Santarém: história e curiosidades” (volumes 1 e 2); “A Festa da Padroeira de Santarém” e “De Cuiabá a Santarém: anotações históricas” (2014). “Os Primórdios do Teatro em Santarém” e “Sobre o Centro Histórico de Santarém (2015). Possui outras obras inéditas que aguardam publicação. Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Pastoral Regional – IPAR, e graduado (licenciatura plena) em Ciência da Religião, pela Universidade Vale do Acaraú, atualmente cursa pós-graduação em História da Amazônia na Faculdades Integradas do Tapajós – FIT.Sobre o Centro Histórico de Santarém” – Trata-se de um artigo que nasceu de uma conversa com o estudante da UFOPA, Paulo Botelho. Faz uma analise da ocupação humana do que hoje chamamos “Centro Histórico de Santarém”, suas construções, ruas, modificações e destruições. Uma contribuição a mais para pesquisa sobre o patrimônio histórico e arquitetônico do município.

os primórdios do theatro em santarém

 

sobre o centro histórico de santarém

 

Informações: Pe. Sidney Canto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural