Culpados somos todos nós

Por: Marcos Santos (*)




[caption id="attachment_16094" align="alignleft" width="134"]Marcos Santos Marcos Santos[/caption]

Nas redes sociais, enquanto alguns miram seus comentários de ódio em direção aos hippies pela contaminação das águas do rio Tapajós, mais especificamente nas praias em Alter do Chão, e culpam esses indivíduos pelo aparecimento de casos de hepatite A, naquela vila balneária, ninguém comenta os danos provocados por donos de embarcações (lanchas e balsinhas), e proprietários de mansões luxuosas que também despejam todo o dejeto diretamente nas águas do Tapajós e que possivelmente contribuem para a poluição do rio.

Isso ninguém vê e a hipocrisia de alguns faz surgir comentários xenofóbicos por causa da aparência e estilo de vida desses seres errantes que perambulam pela comunidade ajudando também a deixar o lugar ainda mais fétido e imundo.

Mas a culpa pela sujeira de Alter não é apenas deles.

Alter do Chão há muito tempo deixou de ser um lugar rústico.

A vila, dia após dia, perde seus aspectos bucólicos e os antigos casebres deram lugar às mansões, hotéis e pousadas luxuosas. Para onde vai o esgoto desses imóveis?

Enquanto empresários, comerciantes, comunitários e operadores do turismo se preocupam em evitar que notícias sobre os casos de Hepatite A ganhem o mundo e provoquem um colapso na economia local, esquecem-se que seria mais apropriado a união de todos para a promoção de ações de conscientização pela preservação daquele paraíso natural.

Não temos zelo por nossas praias e jogamos na areia e dentro d'água, restos de alimento, garrafas pets, latas de cerveja e refrigerante, sem notar o dano que causamos.

Em países da Europa jogar lixo nas praias é considerado crime e dá até cadeia. Aqui, isso é coisa normal. As pessoas acham que os rios são depósitos de lixo.

As autoridades sanitárias de Santarém fizeram sua parte e alertaram. Sugeriram até a interdição das praias. Porém, a pressão dos donos de hotéis e seus interesses, até agora, prevalecem.

Torçamos para que o pior não ocorra.

Agora, não devemos buscar culpados olhando apenas para determinados grupos.

De quem é a culpa por essa situação que aflige a todos em Alter do Chão?

A culpa é de todos nós!

(*) Editor do blog Quarto Poder

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural