Análise da água de Alter do Chão

Por determinação do Ministério Público Estadual (MPE), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizou a análise microbiológica da água de 14 pontos da vila de Alter do Chão – a cerca de 40 km de Santarém.

As análises foram feitas no Laboratório de Ensino Interdisciplinar em Biologia Aplicada, por meio da técnica de tubos múltiplos (NMP/100 ml), sob a responsabilidade da Prof. Graciane Fernandes (ICTA).

O pedido de análise foi motivado pelo surto de hepatite A registrado na vila, e que pode estar sendo causado pela água contaminada.

As amostras de água foram coletadas em locais determinados pelo Ministério Público e incluíram a maior escola municipal da vila (Antônio Pedroso), torneiras que recebem água do microssistema de abastecimento e as torneiras que abastecem algumas barracas da praia da Ilha do Amor, localizada em frente à vila.

No relatório de ensaio que será enviado ao MPE, a Profa. Graciene Fernandes esclarece que, conforme os parâmetros considerados, as amostras analisadas não estão em conformidade com a legislação vigente, pois em mais de 80% das amostras foi detectada a presença de coliformes totais e de termotolerantes. Os parâmetros foram baseados na Resolução nº 357 (2005) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Continue Lendo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural