Santarém recebe formação e seminário regional sobre eleições de Conselheiros Tutelares

De 20 a 23 de janeiro, a Escola de Conselhos promove a Formação Continuada para o Polo Santarém (Eixo II). O evento será no auditório da Universidade do Estado do Pará, Santarém, das 8h às 18h.

A Formação é voltada para a capacitação de conselheiros tutelares, conselheiros de direito e atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Serão ministrados os assuntos relativos ao Eixo II “Estado, Políticas Públicas e Democracia”, com objetivo de apresentar a noção de Estado, Sociedade Civil e Políticas Públicas e qualificara compreensão do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.



 

Prefeitos

A abertura do evento, às 8h, será voltada aos prefeitos, presidentes das câmaras municipais e conselheiros de direitos do Oeste do Pará. Na ocasião, será realizado um Seminário Regional que vai tratar sobre o Processo de Escolha Unificada de Conselheiros Tutelares que será realizado em outubro desse ano.

O membro da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Pará (Aconextel), Sérgio Rodrigues Borges, falará sobre a recomendação do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sobre a necessidade de reformulação das leis municipais, sobre o destaque de orçamento para a realização do processo e sobre a importância dos conselhos de direitos nesse momento.

Esse é o primeiro Seminário promovido pelo Grupo de Trabalho sobre o Processo de Escolha Unificado, voltado aos prefeitos e vereadores. O GT é composto por sete instituições públicas e organizações da sociedade civil: Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual de infância e Juventude; Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude; e Defensoria Pública, por meio da Coordenadoria de política da Infância e da Juventude da Região Metropolitana.

 

Escola de Conselhos

É um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), que há quatro anos capacita esse público para a defesa dos direitos de meninos e meninas. O objetivo é tornar os conselheiros e os técnicos cada vez mais conhecedores da legislação e dos procedimentos que devem ser adotados nos casos de violação de direitos do público infanto-juvenil.

As atividades são desenvolvidas em convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), via Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Também são parceiros da formação, a Secretaria de Estado de Assistência Social, por meio do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Pará.

Informações da escola de conselhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escola tecnológica de Santarém realiza Feira Científica

IBGE disponibiliza novos mapas da densidade demográfica brasileira

Câmara de Santarém consolida a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo