Fundo Juruti relança edital e convoca interessados. Propostas para obtenção de apoio financeiro serão aceitas até 06 de novembro

O Fundo Juruti Sustentável (Funjus) abriu edital 03/ 2015 para apresentação de propostas de apoio financeiro a projetos realizados em parceria com outros financiadores públicos ou privados. O objetivo é viabilizar recursos para que instituições de Juruti – município do oeste do Pará, onde a Alcoa atua com uma mina de bauxita – atraiam parceiros com recursos de outros editais e chamadas públicas ao longo do ano. Por exemplo, organizações da sociedade, assim como o governo municipal, poderão contar com a contrapartida do Funjus para aprovar projetos junto aos governos estadual e federal, ou da cooperação internacional. As inscrições iniciam no dia 06 de fevereiro e seguem até 06 de novembro.



“Desse modo, possibilitamos que Juruti amplie suas oportunidades de financiamento, alavancando recursos de terceiros para as prioridades socioambientais definidas pelo Conselho Juruti Sustentável (Conjus)”, afirma Fábio Abdala, gerente de Sustentabilidade da Alcoa América Latina e Caribe. O edital abrange as áreas de educação, cultura e turismo, infraestrutura e desenvolvimento, desenvolvimento rural e urbano, saúde, segurança e cidadania e meio ambiente. O prazo deste edital será de 12 meses, a partir de janeiro de 2015. “O edital do FUNJUS é uma ótima oportunidade, uma possibilidade de fazer um projeto que beneficie a comunidade”, afirma Lucimir Batista Pereira, presidente da Colônia de Pescadores e Pescadoras Artesanais Z- 42, que reúne mais de dois mil pescadores da região de lago de Juruti.

O edital 03/ 2015 será dividido em duas fases. A primeira compreende o apoio para elaboração de projetos prioritários para Juruti e região. Na segunda fase, uma vez aprovados, os repasses financeiros do Funjus disponibilizarão recursos complementares limitados até 8% do valor total do projeto.

“É mais um passo que nós estamos dando no sentido de financiar projetos que tenham a ver com a nossa visão de sustentabilidade, que promovam a inclusão social, oportunizem a geração de emprego e renda e tenham compromisso com a natureza”, sintetiza Fábio Abdala.

O edital 03/ 2015 contempla montante total de R$ 500 mil, sendo que R$ 100 mil são destinados à primeira fase – com apoio de, no mínimo, dez projetos. O restante compreende a segunda fase do edital, que visa dar suporte de contrapartida aos projetos aprovados em editais-alvo, de instituições co-financiadoras. As propostas devem ser entregues à Secretaria Executiva do Funjus, localizada Rua Marechal Rondon s/n, bairro Centro, CEP: 68170-000, Juruti – PA ou enviadas para o endereço eletrônico fundojurutisustentavel@gmail.com.

Comentários

  1. Denilson de Castro02/02/2015, 11:50

    Professor Sidney,

    Perdi a inscrição para o mestrado em educação. Se souberes de um mestrado na área de linguagem ou educação pela UFOPA, com vagas para Santarém, avise-me. Abraços.

    Denilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural