Liberação do Colosso do Tapajós

[caption id="attachment_16712" align="aligncenter" width="300"]Colosso do Tapajós Colosso do Tapajós[/caption]

A vistoria que estava faltando para que o estádio Colosso do Tapajós fosse liberado pela Federação Paraense de Futebol (FPF) para os jogos do Estadual 2015, foi realizada na tarde de hoje (terça-feira, 04/11) por uma equipe do Corpo de Bombeiros da capital do Estado. Se as recomendações feitas pela equipe de vistoria forem atendidas até sexta-feira (07/11), a capacidade de público do estádio será liberada para oito mil torcedores.


Questões como isolamento das áreas, que dão acesso ao trecho do estádio em obras, retirada de entulho da obra, que possa servir de arma para torcidas rivais, equipamentos de segurança como extintores de incêndio, hidrantes, sinalização de saídas de emergência e iluminação, entre outras, foram verificadas pela equipe de vistoria, que fez ressalva em relação à necessidade de reforço dos tapumes que vedam a passagem de torcedores para a área em obras.



O Consórcio União Paraense foi informado sobre a necessidade de reforço do isolamento das áreas em obras do estádio e prometeu providenciar a troca de tapumes para esta quarta-feira (05/11).


De acordo com Cap. BM. Nogueira, que coordenou o processo de vistoria, para definir a capacidade de público do estádio é considerada a ocupação de duas pessoas por metro linear e a capacidade de evacuação das saídas de emergência. “Nós temos que garantir que 664 pessoas possam sair em oito minutos do estádio por um metro linear de saída de emergência, em condições de segurança. Nós fizemos os cálculos e verificamos que apenas oito mil pessoas podem frequentar o estádio em função de termos apenas três saídas de emergência em condições de funcionamento”, explicou.


O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Jaci Barros, que acompanhou a vistoria, informou que o laudo da Polícia Militar está em dia e é válido até 17 de janeiro de 2015. O laudo de Vistoria de Engenharia, que vale por dois anos, foi enviado à FPF juntamente com o laudo de Condições Sanitárias, que é expedido pela Vigilância Sanitária. Segundo o secretário, o estádio também já conta com o plano de emergência.


Além do titular da SEMJEL, acompanharam a vistoria, o secretário municipal de Infraestrutura, Edilson Pimentel, a técnica de segurança do estádio – Edicleuma Marinho, o administrador do estádio, Lúcio Santarém, o presidente do São Raimundo, Alexandre Duarte, e o comandante do 4º GBM – Ten. Cel. Luiz Cláudio Rêgo.


CCOM/PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural